Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Reengenharia

O Conceito
De acordo com o ponto de vista de Michael Hammer, apesar das profundas alterações ocorridas nos últimos tempos, as empresas, à entrada da década de 90, ainda não se encontravam preparadas para enfrentar os desafios que se adivinhavam para este fim de século. 
A rápida evolução tecnológica veio colocar à disposição meios para melhorar substancialmente a performancedas organizações. No entanto, apesar dos elevados investimentos em tecnologias de informação, os resultados ficaram muito aquém das expectativas. Em grande parte, os fracassos ficaram a dever-se ao fato de se terem utilizado as novas tecnologias para mecanizar as formas antigas de fazer as coisas. Os processos antigos permaneceram intactos (e consequentemente as suas deficiências) e oscomputadores eram, e são, utilizados apenas para torná-los mais rápidos. 
O problema principal não está na velocidade dos processos, mas nos processos em si. As nossas organizações funcionam com base em conceitos, estruturas, mecanismos de controlo que são anteriores à revolução tecnológica dos computadores. Elas foram pensadas tendo em vista a eficiência e o controlo. No entanto as palavras chave da novadécada são inovação e rapidez, serviço e qualidade. 
A solução está em "deitar fora" os atuais processos e começar de novo, utilizando o poder da moderna tecnologia da informação para redesenhar completamente os processos, por forma a alcançar profundos melhoramentos na sua performance. 

A reengenharia "... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho como objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
Michael Hammer e James Champy - "Reengineering the corporation" 

Radical: a reengenharia implica redesenhar e não aperfeiçoamento, ajustamento ou modificação; 
Processos: conjunto de atividades que, tomadas sistematicamente, criamvalor para os clientes; 
Dramáticas: a reengenharia só é chamada quando existe a necessidade de uma revolução.




Princípios da reengenharia
Apesar de defender a Reengenharia como solução para a competitividade de muitas empresas ainda não preparadas para enfrentar os anos 90, o autor alerta-nos para os riscos inerentes!  
A reengenharia não pode ser planeada meticulosamente nem levada acabo através de passos pequenos e cautelosos! Ela é uma proposta de "tudo-ou-nada" com resultados incertos! 
Assim, e apesar da reengenharia ser a única esperança, para muitas empresas, de se libertarem dos seus processos antiquados, muitas vezes, a falta de coragem impede-as de assumir qualquer compromisso de reengenharia. 
Felizmente, os gestores dos nossos dias podem obter alguma ajuda jáexistem suficientes casos de sucesso de reengenharia em empresas que lhes fornecem alguns princípios por onde se podem guiar. Passamos a descrevê-los: 
1 - Organizar os processos com base nos resultados e não nas tarefas: 
De acordo com este princípio é preferível termos uma pessoa a desempenhar todos os passos de um processo, concebendo o trabalho dessa pessoa à volta de um objetivo ou de umresultado.  
Através da aplicação deste princípio podem evitar-se os erros causados pela passagem de informação de tarefa para tarefa o que, além de atrasar o processo total, obrigava muitas vezes à repetição de tarefas mal executadas por não cumprirem os requisitos da tarefa que se lhes seguia. 
2 - Colocar aqueles que vão utilizar o output do processo a executá-lo: 
Muitas vezes, com o objetivode beneficiar das economias de escala e da especialização, as empresas criam departamentos especializados para tratar de tarefas especializadas. Cada departamento trata apenas de um tipo de trabalho e é um "cliente" e um "fornecedor" de outros. Com este princípio, as empresas podem continuar a beneficiar das vantagens dos departamentos especializados, no entanto, esses departamentos passam a...
tracking img