Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REENGENHARIA

1 – INTRODUÇÃO 
O conceito de Reengenharia foi levado ao público pela primeira vez em 1990, num artigo na Harvard Business Review, tendo Michael Hammer, ex-professor do MIT, como principal responsável. 
Apenas três anos depois com o livro Reengineering the Corporation (1993), escrito em parceria com James Champy veio a consagração. 
A Reengenharia significa um redesenho radicaldos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos; nos serviços; e no tempo. 
É um processo dramático e bastante discutido, por propor o desapego a costumes habituais dentro da organização. 

2 – ORIGENS 
A Reengenharia surgiu numa época de graves crises observadas no final do século XX. O problema encontrava-se no modelo utilizado, “ou seja, oparâmetro adotado, que garantia sucesso das empresas, havia falido, vítima de inúmeros fatores” (ARAÚJO, 2001, p.237). 

2 - MÉTODO 
“A REENGENHARIA é um método de gestão empresarial que pretende incorporar de forma consciente e intencional as vantagens trazidas pela tecnologia da informação. Pretende assim romper com que está estabelecido na administração do trabalho e que é fruto das experiênciasda revolução industrial” (SILVA, 2005). 
2.1 – Conceito: 
A reengenharia "consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo" (Hammer, 1993). 
• Radical: a reengenharia implica redesenhar e nãoaperfeiçoamento, ajustamento ou modificação; 
• Processos: conjunto de actividades que, tomadas sistemáticamente, criam valor para os clientes; 
• Dramáticas: a reengenharia só é chamada quando existe a necessidade de uma revolução. 
2.2 – Novo Método de Trabalho: 
O método de trabalho utilizado até então sugere que exista um plano racional de construção de um determinado produto, ou seja, é necessáriosaber com exatidão como é o produto e todas suas variações e, só então, dividi-lo em partes onde especialistas tratariam de cada uma das secções para que o produto fosse formado. 
Infelizmente, conforme a visão de Hammer e Shampy, para que tal processo fosse executado com tamanha exatidão, seria necessário que: 
“Ou que se fosse máquina, ou que houvesse uma partitura, isto é, a obra já teriaque estar completa, escrita pormenorizadamente para cada um dos seus "operadores", e que se teria que ter um regente (um único regente) que marcasse o andamento, as entradas e saídas de cada um dos componentes, que previamente teriam que ter sido qualificados e treinados. Todas as certezas juntas e orquestradas” (SILVA, 2005). 
A Reengenharia diz que essas certezas não existem mais, ou seja, oproduto, o cliente e a tecnologia utilizada não podem ser sustentados por muito tempo. A única certeza que temos é a mudança constante. Isto significa que, para a Reengenharia, as regras determinadas por Smith, Taylor e Ford atendiam muito bem na época em que foram desenvolvidas, porém não seriam capazes de sobreviver imutáveis à revolução tecno-científica. Ou seja, para que utilizarmos a“seqüenciação” e a especialização quando podemos usufruir da simultaneidade e da quebra de parcialidade.
Sendo assim, não há como praticar a Reengenharia baseando-se em métodos seqüenciais e lineares. Para que seja implantada é necessária uma mudança na forma de agir da empresa, ou seja, uma mudança bastante profunda. 
2.3 – A Essência da Reengenharia: 
Dentro da reengenharia existe a noção do pensamentodescontínuo, ou seja, reconhecer e ultrapassar todas as regras que estão ultrapassadas e fundamentalmente acções que atrasam as operações. Não poderemos alcançar grandes melhoramentos cortando o orçamento ou simplesmente automatizando processos já existentes, teremos que desafiar as antigas e impostas concepções para dar lugar a uma nova e produtiva concepção. 
Todos os negócios estão repletos...
tracking img