Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO ENGENHARIA CIVIL

Anderson Pires Begnis
Carolini Luzia Schimuneck
Douglas Simon
Luiz Henrique Trevisan
Patrick Ismael Seibt
Tiago Hein Lucke

REENGENHARIA

Santa Cruz do Sul, junho de 2012

INTRODUÇÃO

A Reengenharia é uma ferramenta utilizada no planejamento e controle das mudanças que uma empresa pode e deve fazer em determinadas circunstâncias para se manter competitivano mercado, e conseguir alcançar seus objetivos. Para as pessoas se submeterem a Reengenharia existem duas básicas razões: a ganância e o medo,sendo este último geralmente o maior motivador.
Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre a estratégia de mudança organizacional Reengenharia, abordando a sua origem e o motivo desta, conceitos e definições a seu respeito. A Reengenharia foi criadanos anos 90 e foi apresentada como novo modelo, em resposta à economia agressiva e a competitividade entre as empresas, causando impacto sobre pessoas e organizações.
Também abordaremos as mudanças que ocorrem com a aplicação da Reengenharia numa empresa; suas inovações, mudanças radicais, flexibilidades ou simplesmente, começar de novo, aspectos que diferem a mesma das demais ferramentasutilizadas neste ramo e quais são os fatores que fazem fracassar a aplicação da Reengenharia numa organização, além de uma exposição dos tipos de empresas que necessitam da implantação da reengenharia.

REENGENHARIA

A Reengenharia surgiu nos anos 90 pelos americanos Michael Hammer e James Champy como um modelo novo, com o intuito de resposta às pressões econômicas e à concorrência que asorganizações vinham sofrendo nessa década, mas especialmente, com a idéia de rapidamente reestruturar o sistema industrial norte-americano para recuperar o espaço perdido em relação à indústria japonesa.
O final dos anos 80 caracterizou-se como uma era da qualidade, quando satisfazer o cliente era um claro diferencial competitivo. Já nos anos 90 o foco muda, pois era necessário deslumbrar e surpreender osclientes e, principalmente, os concorrentes, sendo que eles tinham uma busca incessante pela qualidade, serviços e preços, pela vontade de agir no caso de haver negligencia no cumprimento de um contrato. Em outras palavras, no lugar dos mercados de massa em expansão nos anos 50,60 e 70, as empresas atuais possuíam clientes, comerciais e individuais, que sabiam o que queriam, o que desejavam pagarpor isto.
A Reengenharia é um modelo novo no sentido de trazer um conceito capaz de realmente exercer impacto sobre as pessoas e as empresas. Ela é a adoção de uma inovação, através de uma mudança radical, visando alcançar resultados visíveis e drásticos. A mesma exige a definição clara dos objetivos que se deseja alcançar e o profundo conhecimento das atividades componentes de todo o negócio.Segundo Caravantes (1997), os autores Hammer e Champy (1994), possuem uma definição bem simples da Reengenharia de uma empresa, que é o seguinte: “começar de novo”. Em seu livro Caravantes (1997), afirma que para estes autores a Reengenharia é vista como única alternativa para que as empresas se tornem flexíveis e possam ajustar-se de forma rápida às condições variáveis de mercado, sejam ágeispara derrotar os concorrentes, ser inovadoras para que se mantenham atualizadas em termos tecnológicos e adequadamente dedicadas em oferecer qualidade nos produtos e nos atendimentos aos clientes. Pois não queremos reformular o que já existe e nem fazer pequenas mudanças que deixem as estruturas básicas intactas, mas sim abandonar procedimentos já consagrados e reexaminar o trabalho necessáriopara criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes.
Contudo, Ballestero-Alvarez (2001), relata que segundo Hammer e Champy existem três espécies de empresas em que se pode aplicar a reengenharia: primeiro é aquelas empresas que encontram-se numa situação financeira comprometida, onde são necessárias grandes melhorias (são empresas que necessitam claramente de...
tracking img