Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TGA

Reengenharia

A reengenharia  é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foramrealizadas em empresas dos Estados Unidos.

Michael Hammer
Em 1990, escreveu um artigo na Harvard Business Review intitulado "Don't Automate, Obliterate". Na época, poucos levaram a sério o autor; apenas um professor do MIT chamado Michael Hammer. Três anos depois o best-seller Reengineering the Corporation, escrito com James Champy, trouxe-lhe notoriedade internacional e ele passou a ser conhecidocomo o profeta da reengenharia. Nos anos seguintes à publicação do livro, Hammer tornou-se o guru mais bem pago do mundo e passou a maior parte do seu tempo a animar seminários sobre o tema por todo o mundo. Fundou igualmente a sua própria consultora em formação: a Hammer & Company.

James Champy
Presidente da consultora CSC Index, sediada em Cambridge (Boston) e um dos autores do conceitode gestão mais popular dos anos 90: a reengenharia. A partir daí, Champy confessou-se bastante mais reservado e menos otimista do que o seu colega Hammer, quanto ao sucesso da sua aplicação. Baseado na sua experiência como líder da consultora CSC Index, que, entretanto abriu diversos escritórios internacionais, Champy resolveu publicar, em 1995, um novo livro sobre o tema - ReengineeringManagement -, no qual chegou à conclusão de que a reengenharia dos processos não funciona sem a reengenharia da gestão.

De acordo com a definição original de Hammer e Champy, a reengenharia é a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço evelocidade.
A Reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nos processos que atravessam várias áreas funcionais.
Portanto, uma ação de Reengenharia não pode ser iniciada, ou suportada, na base ou na hierarquia intermediária de uma empresa. Tem de ser implementada no seu topo e é aí que tem de ser suportada com convicção.
As pessoas, econsequentemente as empresas, não são muito receptivas às mudanças. E isso constitui um grande obstáculo a implementação de ações de reengenharia. Mas por outro lado, as empresas que não se adaptarem aos novos métodos de comércio e satisfação de clientes não poderão durar no mercado comum onde todos estão incluídos e a concorrência é intensa. Convém, no entanto, manter presente que uma ação de reengenhariapode não ser adequada a uma empresa. A indústria, no seu conjunto, renova-se e reinventa-se, regularmente.
Contudo, se uma empresa utiliza metodologias e tecnologias ultrapassadas em lugar das que são utilizadas pela concorrência, então uma ação de reengenharia pode vir a ser, urgentemente, necessária. A reengenharia é um remédio forte, mas não é necessariamente o mais indicado para uma determinadaempresa.
Se a execução técnica é a adequada, então provavelmente as necessidades podem ser outras, tais como mudança organizacional, desenvolvimento de técnicas de gestão, etc.
O maior problema que as empresas, na generalidade, enfrentam são do foco estratégico e não operacional. Por isso mesmo, é absolutamente essencial que uma empresa tenha as suas opções estratégicas bem definidas antes dequalquer estudo ou ensaio de reengenharia.
Caso tal não seja feito, podem ser investidas enormes somas e tempo a desenvolver e melhorar processos que não são relevantes para as necessidades estratégicas da empresa.
A Reengenharia(1980) a Melhoria Continua(1940) e inspeção(1900) são processos distintos e necessários a uma empresa, se bem que complementares.
Como dito anteriormente, a...
tracking img