Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST
CURSO DE PEDAGOGIA
ANALU SANTOS CRUZ
KEILA ANDRADE ABREU
THAYS OLIVEIRA RIBEIRO

TESTES PIAGETIANOS

LAGES
2012


TESTES PIAGETIANOS

Trabalho de graduação apresentado na disciplina de Psicologia da Aprendizagem do Centro Universitário FACVEST.
.

Prof. MSc. Tânia Aparecida Furtado de SousaLAGES
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................04

2. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO...............................05
2.1A Organização e a Adaptação..................................................05
2.2Os Esquemas..............................................................................05
2.3A Assimilação eAcomodação...................................................06
2.4A Teoria da Equilibração..........................................................09
2.5Os Estágios Cognitivos..............................................................11

3. DESCRIÇÃO DOS TESTES.........................................................15

4.TESTES...........................................................................................19

5. CONCLUSÃO.................................................................................29

6. BIBLIOGRAFIA............................................................................30

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano, segundo Piaget (1975), é orientado por dois princípios básicos, a organização e a adaptação. Segundo esta idéia, ele afirma queas crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas, como a operação, uma manipulação de idéias que pode ser realizada de forma reversível. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, adote essas mesmas estruturas. Nesse processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a sua ocorrência, a assimilação e a acomodação. A assimilaçãoenvolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes. Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta às exigências ambientais (Piaget,1975).
Para Papalia & Olds(2000) o desenvolvimento cognitivo obedece a quatro estágios. São eles o estágio sensório-motor (0 aos 2 anos), em que a criança percebe o ambiente e age sobre ele(Rafael Ernesto López, 1974), o estágio pré-operacional (2 aos 6 anos), onde a criança desenvolve a sua capacidade simbólica, o estágio das operações concretas (7 aos 11 anos), onde a criança faz organizações assimilativas que operam emequilíbrio com a acomodação, e por último, o estágio das operações formais (12 anos em diante). Neste último estágio e segundo Ajuriaguerra (1980) dá-se o aparecimento do pensamento formal, graças ao qual é possível uma coordenação das operações.
Piaget propôs testes, onde se incluem as tarefas de correspondência termo a termo e de conservação de substância, através dos quais se pode avaliar em queestágio de desenvolvimento se encontra a criança.

A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
SEGUNDO PIAGET
A Organização e a Adaptação
Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que odesenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996). Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo (1952, p.7) :
Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a...
tracking img