A psicologia ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de psicologia
Capítulo 1
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Um exemplo de psicologia no cotidiano é quando um vendedor tenta nos convencer a comprar determinado produto ele está usando o seu poder de persuasão e isso é ima forma de psicologia.

2. Explique o que é senso comum. Dêum exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso Comum é o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, é um conhecimento que vai do hábito a tradição é uma tentativa de facilitar o nosso cotidiano. O senso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, em uma interpretaçãolivre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas, etc.

3. Explique o que você entendeu por visão de mundo.
O senso comum integra de um modo precário todo o conhecimento humano, misturando e reciclando os saberes mais especializados e os reduzindo a uma teoria simplificada, isso acaba gerando uma visão de mundo.

4. Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriadospelo senso comum.
Quando dizemos que uma determinada pessoa é complexada ou então neurótica estamos nos apropriando de termos usados pela psicologia científica, mas não nos damos ao trabalho de compreender ou definir as palavras mas mesmo assim somos entendidos pelo outro.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte, religião, filosofia, ciência e sensocomum, são domínios do conhecimento humano. A arte traduz a emoção e a sensibilidade, religião e um conjunto de pensamentos sobre a origem do ser humano, seus mistérios e princípios morais, a filosofia começou com os gregos e tem a preocupação com a origem e com o significado da existência humana. A ciência que começou a ser dominada pelos gregos através de complicados cálculos matemáticos usadospara solucionar problemas agrícolas, arquitetônicos, navais foi-se especializando até atingir um nível de sofisticação que permitiu ao homem explorar o espaço sideral.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
A ciência tem uma característica fundamental, ela aspira à objetividade, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para assimtorna-se válida para todos. Para isso ela necessita de um objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade esse conjunto de características é o que permite que denominemos de científico um conjunto de conhecimentos e esse conjunto supera e muito o conhecimento espontâneo do senso comum.

7. Quais as diferenças entre senso comum econhecimento científico?
O senso comum é formado por um conhecimento superficial que se apropria de partes dos conhecimentos científico e um conhecimento para ser considerado científico requer um objeto específico de estudo.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
O objeto de estudo da psicologia é o ser humano, mas como existe uma enorme diversidade de fenômenospsicológicos que não podem ser submetidos ao mesmo nível de descrição, medida, controle e interpretação, o objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos.

9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
A enorme diversidade de objetos justifica-se porque osfenômenos psicológicos que não podem ser submetidos ao mesmo nível de descrição, medida, controle e interpretação, o objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos.
10.Qual a matéria-prima da Psicologia?
A matéria-prima da Psicologia é o ser humano.

11.O que é a subjetividade?
A...
tracking img