A psicologia ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia ou as Psicologias – Resumo

A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas é chamada de psicologia do senso comum, como exemplo de psicologia do senso comum podemos usar o poder de persuasão de um vendendor para tentar vender seu produto. Em geral, as pessoas tem um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica e é isso que permiteexplicar e compreender os problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.

O Senso Comum: Conhecimento da Realidade

Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência, esse domínio é o cotidiano, e é nele que tudo fluí, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos e que vivemos a realidade. Todos os acontecimentos da vida denunciam que estamos vivos, já aciência é uma atividade eminentemente reflexiva que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de um estudo sistemático.
O cotidiano e o conhecimento cietífico que temos da realidade aproximam-se porque a ciência se refere ao real, mas afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, transformando-a em objeto de investigação, permintindo, assim, umaconstrução do conhecimento científico sobre o real.
Na dimensão do conhecimento o que importa é a praticidade e a solução rápida para os problemas que se apresentam no dia a dia. O conhecimento construído no cotidiano usa muitos recursos e ao mesmo tempo é um conhecimento improvisado e que depende da ação imediata, e esse tipo de conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado desenso comum e sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentaivas e erros, a nossa vida diária seria muito complicada.
O senso comum, na produção de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. É nessa tentativa de facilitar o dia a dia que o senso comum produz suas “teorias”; na realidade, um conhecimento que,uma interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, fisícas, psicológicas, entre outras.
O tema que trata da definição do que é ou não é a realidade vem sendo discutido há muitos séculos e não é tão simples assim para qualquer um de nós definir o que é a realidade.

Senso Comum: Uma Visão - de - Mundo

Esse conhecimento de senso comum mistura e recicla outros saberes, muito maisespecializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo.
O senso comum integra, de um modo precário, o conhecimento humano, porém, isso não ocorre muito rápido. Leva certo tempo para que o conhecimento mais sofisticado e especializado seja mais absorvido pelo senso comum, e nunca o é totalmente.

Áreas de Conhecimento

Somente oconhecimento intuitivo seria muito pouco para que o ser humano dominasse a Natureza em seu próprio proveito. Com o tempo, o conhecimento foi-se especializando cada vez mais, até atingir o nível de sofisticação. A esse tipo de conhecimento chamamos de ciência.
Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem apresenta para descobrir e interpretar a realidade. Povos antigospreocuparam-se com a origem e com o significado da existência humana, formando, assim, um corpo de conhecimento denominado filosofia. A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do ser humano, seus mistérios, princípios morais, forma outro corpo de conhecimento humano denominado religião. Denominamos de arte o conhecimento que o ser humano deixou, desde a pré-história, marcado nasparedes das cavernas, criando assim uma expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade.
Arte, filosofia, religião, ciência e senso comum são domínios de conhecimento humano.

A Psicologia Científica

O que é Ciência

A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses...
tracking img