Cultivo do maracujazeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS


CULTIVO DO MARACUJAZEIRO

RAFAEL MARQUES DA SILVA
GUILHERME ARAÚJO SANTOS
RUBENS MENDES DO CARMO
JARYBE ALVES BATISTA
LEONARDO ALVES DE FREITAS
PAULO FERNANDO C. CARVALHO

Rondonópolis/MT
2012




CULTIVO DO MARACUJAZEIRO
PLANTIO CONSORCIADO COM QUIABO

Trabalho dadisciplina “Introdução a Agronomia”, realizado em grupo de 06 alunos do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera Educacional de Rondonópolis-MT. Objetivo de apresentar as características gerais do cultivo dessas 02 culturas em consórcio.

1º Semestre

Rondonópolis/MT
2012
MARACUJAZEIRO / APRESENTAÇÃO

Reino: Plantae Grupo: Angiospermae Divisão: Magnoliophyta Classe: DicotayledonaeOrdem: Malpighiales Família: Passifloraceae Gênero: Passiflora Espécie: Passiflora ssp.

O maracujá é uma trepadeira originária da América Tropical, que pode atingir de 5 a 10 m de comprimento, e que, portanto, exige sistemas de condução, que são suportes que se assemelham a "cercas" ou caramanchão.O maracujazeiro pertence a ordem Passiflorales, família Passifloraceae, gênero Passiflora.Dentro desse gênero existem cerca de 300 a 580 espécies, No Brasil já foram encontradas aproximadamente 150 espécies, a maioria para fins ornamentais e cerca de 60 produzindo frutos comestíveis.

Essa planta, considerada extraordinária pela conformação de suas rubras flores, foi mandada de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-la com grande carinho em Roma e divulgar que elarepresentava uma revelação divina. Devido à beleza e à característica física de suas flores, a planta foi relacionada com a "Paixão de Cristo", devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. Desse detalhe surgiu o nome do seu gênero botânico, sendo "passio" o equivalente a paixão e "flos oris" o equivalente a flor.

MARACUJAZEIRO / CLIMA E SOLOO maracujazeiro é uma planta de clima tropical e sub-tropical, com temperatura média entre 25 a 26 ºC; precipitação pluviométrica ideal entre 1.200 mm a 1.400 mm bem distribuída ao longo do ano. Os solos mais recomendados são os areno-argilosos, profundos, férteis, bem drenados, pH entre 5,0 e 6,5 e altitude entre 100 e 900 m com topografia plana a ligeiramente ondulada.

MARACUJAZEIRO /FORMAÇÃO DE MUDAS
A implantação de pomares comerciais é por via sexual através de sementes. O critério para a seleção de frutos deve ser rigoroso. As plantas devem ser sadias, vigorosas e produtivas; frutas com alto teor de polpa acima de 30%, com alta acidez e cavidade interna do fruto grande.
Outra forma de propagação é a via vegetativa através da estaquia e enxertia. Realizada em determinadassituações especiais, a exemplo de controle de fungos de solo e produção de clones destinados a fornecer sementes melhoradas.
MARACUJAZEIRO / PLANTIO
Considerando que o maracujazeiro só floresce em condições de muita luminosidade, acima de 11 horas diárias, em diversas regiões tem-se recomendado plantios nos meses de abril e junho permitindo assim um crescimento vegetativo durante o período de inverno comfloração a partir de setembro e início de colheita em novembro.
As mudas para plantio devem apresentar de 25 a 30 cm de altura (antes do lançamento da primeira gavinha) com 50 dias após a semeadura. O preparo das mudas deve começar 60 dias antes do plantio definitivo.
As mudas são plantadas em covas de 40 x 40 x 40 cm abertas entre a linha das estacas e previamente adubadas. Entre as linhas deplantio os espaçamentos recomendados variam de 2,0 a 3,5 metros dependendo da utilização ou não de maquinário para tratos culturais. Entre plantas pode-se optar pela distância de 5 m (1 planta entre as estacas ) ou 2,5 m (2 plantas entre as estacas).
A adubação deve ser feita de acordo com a análise do solo, porém, na ausência desta, recomenda-se colocar em cada cova a seguinte mistura:...
tracking img