Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento
Atividade: Resenha do artigo


RESENHA

FERREIRA, B. Angêla Maria Rabelo: A educação infantil no contexto das políticas públicas.Revista brasileira de educação, n. 24, p.53-65.ISSN 1413-2478, set/dez.2003. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2005.

Com base em dois estudos, o artigo apresenta análisesdesenvolvidas que visam subsidiar a discussão sobre situação atual da educação infantil, como política pública, no Brasil, da criança de 0 á 6 anos de idade, principalmente daquelas que se referem aoatendimento em creches e pré escolas.
No 1° estudo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa, criança de zero á seis anos, com base em suas condições de vida e o seu lugar nas políticas públicas.
No 2° estudo,visa á educação infantil: construindo o presente.
As pesquisas foram utilizadas através de um mapeamento e a análise descritivo das políticas públicas e programas federais destinados á criança de 0 á 6anos, na gestão do governo Fernando Henrique Cardoso.
O estudo inclui análise documental e entrevistas com dirigentes e técnicos, e foram analisados os documentos avança Brasil, com algumasperspectivas quais de intenções a que se fundamenta nos direitos da criança como cidadã.
O artigo mostra com uma grande relevância a lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional a concepção de educaçãoinfantil, como primeira etapa da educação básica, incluindo as creches de 0 á 3 anos, e as pré-escolas de 4 á 6 anos, que o atendimento em unidade de jornada integral ou parcial, que visa outras formas detrabalhos como brinquedo - tecas, supervisão de educadoras infantis que se deslocam para diferentes pontos do município com a finalidade de realizar ação sócio-educativa para adultos encarregados detrabalho com as crianças, em todas essas ações devem estar integradas as crianças portadoras de deficiência e as crianças em situações de extremo risco.
Ações sócio-educativas de apoio a família:...
tracking img