A psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Sobre Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia
do Desenvolvimento

INTRODUÇÃO (Diana)
Antes de falarmos sobre a psicologia do desenvolvimento uma breve apresentação sobre a psicologia na educação. Ela é antiga começa no século XIX, com nascimento da ciência psicológica a psicologia procurou estabelecer uma relação autoritária um saber indispensável à educação sabre a consciênciado ser humano. Primeiros estudos enfocavam diferenças individuais estabelecia critérios de normalidade mediantes olhar diagnostico utilizando testes de inteligência. Baseavam-se na crença que o homem nascia com seu raciocínio intelectual.
A psicologia exerceu sobre a educação uma influencia nefasta.
Atualmente a Psicologia busca um dialogo com a educação não mais impõe-se como a ciência quedetermina a pratica escolar mais propõem a construir junto com a educação formas de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem e contribuir para uma pratica docente, critica e autônoma.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO (Diana)

O QUE É?
A psicologia do desenvolvimento e a área responsável pela construção das teorias e dos conceitos sobre o desenvolvimento humano.
O que ela busca estudar: Comonasce e se desenvolve funções psicológicas humanas desde a concepção ate a morte.
A psicologia procura conhecer e estudar a subjetividade dos indivíduos.
Como a subjetividade se forma, ou seja, como se desenvolve.

O que é desenvolvimento: Significa evolução, progresso, mudança, crescimento, varia também da percepção de cada um.
O desenvolvimento humano: O desenvolvimento humano refere-se aodesenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estrutura mental.
As filosofias racionalistas e empiristas parecem na historia da psicologia essas filosofias deram origem a duas maneiras de a psicologia da educação abordar o homem e explicar o seu desenvolvimento. São elas:

ABORDAGEMBIOLOGICA-EVOLUCIONISTA (Locinéia)

É uma abordagem influenciada pela filosofia racionalista. Onde o racionalismo é o ato de pensar, raciocinar fazer uso da razão. Ela tem suas raízes nas ciências naturais e destaca a maturação (envelhecimento) nas transformações do ser humano.

ABORDAGEM PEDAGÓGICO-NORMATIVA
(Angela)

Influenciada pela filosofia pela filosofia ambientalista, destaca o processode socialização na capacitação das crianças para a vida social e “produtiva”. Esta abordagem pode ser ilustrada pelas ideias de Skinner.
Esta teoria busca sua inspiração na filosofia empirista (a experiência como fonte de conhecimento) e positivista (objetividade e neutralidade no conhecimento da realidade humana, o ser humano é entendido como objeto e os fatos sociais como coisas, ou seja, objetode um interesse meramente prático).
A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a analise de outros aspectos daconduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros; defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento e o desenvolvimento do educando e sua aprendizagem objetivando com isso, controlar o comportamento do educando.

ABORDAGEM DETERMINISTA
CONTRIBUIÇÕES TEORICAS (JULIANA ROSA)
Sigmund Freud(1856-1939):
Propõe um novo e radical modelo da mente humana que alterou a forma como pensamos sobre nós próprios, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interacção de energias.
Freud contribuiu para a eliminação da tradicional aposição básica entre...
tracking img