Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO JAGUARIBE
ALUNA: ANA KATHIA BARBOSA
PROFESSORA: RENATA
PEDAGOGIA 2º PERIODO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADES DO TEXTO - I

ARACATI-CE
2013
VERIFICAÇÃO DE LEITURA
O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EXERCICIO - I
1- Por que se fala que as características humanas dependem do convívio social e do trabalho do texto sobre a natureza?

R= É na interação com outraspessoas que as necessidades do ser humano tendem a ser satisfeitas. Essas necessidades implicam sua própria sobrevivência física e sobrevivência psicológica.

2- segundo o texto, qual é o papel da psicologia?

R= É investigar as modificações que ocorrem nos processos na relação do individuo ao mundo.(cognitivos, emocionais,afetivos) analisando seu mecanismo.3- Como a psicologia se relaciona com outras ciências?
R= Para realizar sua proposta, a psicologia interage com outras ciências como medicina, biologia, filosofia, genética, antropologia, sociologia, além da  pedagogia, estes ramos estão tão ligados que as vezes pe difícil saber quem está atuando. Tanto o medico como o psicólogo tem interesse em entender o efeito das drogas, doençasou carências alimentares do nascimento ao desenvolvimento. Na biologia a psicologia recolhe subsídios para compreender aspectos particulares das diversas formas de vida. Em especial, para conhecer as modalidades de adaptação que lhes permitem a sobrevivência. Na fisiologia o estudo das alterações físicas e psicologias que marcam a entrada na adolescência e velhice são relevantes para a psicologia.Dependendo do grupo étnico, religioso e econômico   os sentimentos a maneira de perceber o real pode mudar por isso a psicologia se vale da antropologia e da sociologia.

4- Quais as áreas da psicologia que o texto salienta como sendo as mais importantes para o trabalho do professor?

R= Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem, do social para o individual .EXERCICIO –II

1- O que é aprendizagem humana? Como ela ocorre?
R= No processo de desenvolvimento e aprendizagem o ser humano encontra uma variedades de informações provenientes de estímulos internos e externos, que contribuem para a sua formação. As mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do processo de aprendizagem relacionam-se fortemente às informaçõesrecebidas no meio ambiente, como métodos de educação e oportunidade para a prática de atividades.

2- O que estuda a psicologia da aprendizagem?

R= É aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar através da interação entre o professor e alunos, e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
3- Dois conceitos foram destacados no texto: interiorização eapropriação. O que eles significam?
R= Na interação adulto- criança, gradativamente, a fala social trazida pelo adulto vai sendo incorporada pela criança e o seu comportamento passa ser incorporada que planeja uma ação e ETA integrada à sua operações intelectuais.

EXERCICIO- III



1- O que é processo de desenvolvimento humano?

R= O desenvolvimento humano é um processo deconstrução continua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo o fruto de uma organização complexa que envolve desde os componentes intra orgânicos até as relações sociais e humanas.



2- O que distingue a espécie humana de outras espécies animais, segundo expõe o texto acima?

R= O ser humano um comportamento educado requintado e proporcionam o desenvolvimento de seu ladoracional, o que o distingue dos animais não-humanos. A primeira é que a pessoa conta com um aprendizado social muito mais detalhado e desenvolvido do que o dos bichos. Entre muitas espécies destes, como leões, lobos, elefantes e primatas, a socialização em clãs e o desenvolvimento de sentimentos harmônicos para com os companheiros são notáveis, mas dentro da espécie humana é que são bem mais...
tracking img