Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UECE

ATIVIDADE 2

ALUNO: Alan Lima Ribeiro
PROFESSOR: Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley
DISCIPLINA: Histologia e Embriologia Animal Comparada

BEBERIBE-CE
JULHO 2012

TAREFA 2
Parte 01: Faça um esquema mostrando as etapas doprocesso de fertilização.
FECUNDAÇÃO
A Fecundação ou fertilização é o processo que ocorre quando os gametas masculinos e femininos encontram-se e o espermatozóide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haplóides (1n) fundem-se num só, formando a primeira célula diplóide (2n) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.
Fertilização humana é a união entre ovócitoII e espermatozoide humanos e ocorre na ampola da tuba uterina, é o início do desenvolvimento pré-natal. A fertilização pode ou não envolver relação sexual, a fertilização in vitro é um processo pelo qual ovócitos II não são fertilizados no útero, mas in vitro, como o próprio nome diz. a fecundação ou fertilização é o processo em que o espermatozoide atravessa a membrana do ovócito II. da fecundação resulta o ovoou zigoto que é a primeira célula do novo individuo.
A fecundação (ou fertilização) marca o início do desenvolvimento  de todo ser humano. Quando o zigoto, que é uma célula totipotente (que tem capacidade de se dividir e se transformar em qualquer outra célula – são as células tronco), se forma, se forma também um indivíduo único graças aos cromossomos e à carga genética que eles carregam.Fecundação do óvulo
Ao penetrar o óvulo, o espermatozóide perde seu flagelo e passa a ser chamado pronúcleo masculino. A união dos pronúcleos masculinos e femininos chama-se cariogamia ou anfimixia (do grego amphi, dois, mixis, mistura).
Fecundação : se o ovócito não for fertilizado na tuba uterina, ele segue lentamente em direção ao útero, onde se degenera e é reabsorvido pelo organismo. Existemsinais químicos que atraem os espermatozoides para óvulo. Estes sinais são secretados pelo ovócito e por todas as células foliculares circundantes, este processo é conhecido como quimiotaxia dos espermatozoides.
O processo de fertilização é um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem início no exato instante do contato do espermatozoide com um ovócito e tem o fim com o produto(zigoto) da união dos cromossomosmaternos e paternos, formando um embrião unicelular, durando cerca de 24 horas o processo todo. As alterações que podem ocorrer em qualquer estágio da sequencia destes eventos podem causar a morte dos zigotos.
A FORMAÇÃO DO EMBRIÃO
Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação, eorganogênese. 
Blastômeros: São as primeiras células resultantes das sucessivas divisões mitóticas (segmentação ou clivagem) do zigoto. São células não especializadas que, na evolução embrionária, irão compor a mórula, a blástula, e a gástrula.
A PRIMEIRA SEMANA (SEGMENTAÇÃO ou CLIVAGEM DO ZIGOTO)
A clivagem consiste em repetidas divisões do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células.Primeiro, o zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. A clivagem normalmente ocorre enquanto o zigoto atravessa a tuba uterina, rumo ao útero. O zigoto ainda se encontra contido pela substância gelatinosa muito espessa, a zona pelúcida, deste modo, ocorre um aumento no número de células sem queaumente a massa citoplasmática. A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização. Divisões subseqüentes vão se seguindo e formam blastômeros progressivamente menores. Os blastômeros mudam de forma e se alinham, apertando-se uns contra os outros para formar uma esfera compacta de células conhecida como mórula. Este fenômeno, chamado de compactação, é provavelmente...
tracking img