Propostas de melhorias com base em diagnóstico organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Problemas identificados 5
2.1.1 Caso 1: Agressividade e Ganância 6
2.1.2 Caso 2: Comodismo 6
2.1.3 Caso 3: Individualismo e imaturidade profissional 6
2.2 Análisecrítica dos problemas identificados 7
2.2.1 Análise do Caso 1: Agressividade e Ganância 8
2.2.2 Análise do Caso 2: Comodismo 8
2.2.3 Análise do Caso 3: Individualismo e imaturidade profissional 9
2.3 Sugestões de melhoria 9
2.3.1 Comunicação, Clima e Cultura 10
2.3.2 Relacionamento interpessoal 11
2.3.3 Adequação do modelo de gestão 11
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃOEste portfólio tem por objetivo colocar em foco a interdisciplinaridade do segundo semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além de integrar os alunos com a formação de grupos.
O tema que será abordado será baseado no Diagnóstico Organizacional realizado por uma das integrantes do grupo na empresa onde trabalha. Serão relatadas, analisadas e propostasmelhorias para os problemas identificados da FATEC Taubaté.
O relato, baseado no dia a dia da unidade, demonstrará a estrutura organizacional e suas falhas, a forma de gestão utilizada com prós e contras e a ética na organização – postura profissional.





DESENVOLVIMENTO

A empresa pesquisada para a elaboração deste portfólio é a Fatec Taubaté (Faculdade deTecnologia), nova unidade do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Sousa – CEETEPS, autarquia do Governo do Estado de São Paulo.
Os objetivos da organização focam em atender, antecipar-se às demandas sociais e do mercado de trabalho, obter a satisfação dos públicos que se relacionam com o Centro Paula Souza, aperfeiçoando continuamente os processos de planejamento, gestão e asatividades operacionais / administrativas. Além disso, busca alcançar e manter o grau de excelência diante do mercado em seus processos de ensino e aprendizagem, estimulando e consolidando parcerias (internas e externas), sinergias e a inovação tecnológica, reconfigurando a infraestrutura e intensificando a utilização de recursos tecnológicos. Somando-se a isso busca promover a adequação, oreconhecimento e o desenvolvimento permanente do capital humano, incentivando a transparência e o compartilhamento de informações e conhecimentos, assegurando a sustentabilidade financeira da instituição.
Com base no Diagnóstico organizacional realizado, a organização demonstrou que sua estrutura é burocrática, baseada essencialmente em regulamentos, procedimentos e leis. É caracterizadapela padronização das atividades visando à eficiência. Porém, existem alguns pontos importantes com relação a esse padrão, pois como essa unidade do CEETEPS ainda está em fase de implantação, os processos ainda não se traduziram em procedimentos formais e sim em informais. A explicação é que todos os servidores são recém-contratados e ainda estão se adaptando aos procedimentos burocráticos,expressos em Instruções, Portarias, Deliberações, Leis e até mesmo em manuais da instituição. Porém não recebem um prévio treinamento e sim vão aprendendo os procedimentos com o decorrer da necessidade da execução das tarefas. Isso pode caracterizar a cultura como Apolo, por demonstrar uma previsibilidade nas tarefas, desmotivando quem necessita de autonomia ou flexibilidade.
A estrutura queé a maneira como as atividades são distribuídas, agrupadas e coordenadas ainda estão confusas, causando conflitos devido ao não conhecimento dos limites de cada função dentro da organização. Os setores podem ser definidos como administrativo e acadêmico, podendo também incluir como setores secundários (porém não menos importantes) a Biblioteca e o Suporte TI.
A autoridade maior é...
tracking img