182661340221

371 palavras 2 páginas
Questões: 1. Como se manifestam os preconceitos e a recusa da Filosofia? Por quê ela pode ser vista como perigo para alguns?

Muitos acham a filosofia complexa de difícil compreensão, outros pensam que a filosofia não lhes agrega nada; grande parte da sociedade e aos detentores do “poder” veem a filosofia como uma ameaça pois, ela aguça em seus “praticantes” a arte de indagar e de parturejar novas ideais e opiniões; ela é vista como ameaça pois vai contra o senso comum, sempre alerta ao novo e ao endagamento ou seja, aberta a perguntas e respostas e muitas dessas respostas fazem uso de um numero impar de ideias; A filosofia busca a verdade total.

2. No pensamento do autor a filosofia se destinada a todos os seres humanos, ou a uma elite deles? Todo Ser Humano pode filosofar, como?

O autor segue uma via contraria a Platão, uma vez que para Platão a Filosofia destina-se a um grupo restrito de homens; já o outro acompanha o pensamento de Kant que acredita que a filosofia esta e é para todos. Sendo assim a filosofia destina-se a todos o seres humanos . Qualquer ser Humano pode filosofar, peguemos alguns exemplos: A flor necessita de agua para crescer forte? Democracia é um governo democrático para todos? Essas duas perguntas parecem fáceis de se responder mas quais respostas usaremos, as respostas que o senso comum nos ensinou ou uma resposta filosófica cheia de argumentos conflitos e “hiatos”. Para filosofia basta a capacidade de não contentarmos com a primeira resposta. Filosofia não é uma ciência exata onde 1 + 1 sempre são 2, Filosofia não se satisfaz com uma única resposta para filosofar temos que abrir nosso leque de conflitos de ideias e argumentações. 3. Em que sentido a Filosofia não é importante (inútil) para o Ser Humano, possibilitando-lhe uma independência e liberdade perante o mundo?

O Ser Humano durante sua existência, passa por 3 fases “intelectuais” ; absorção, compreensão e distribuição, ou seja ele aprende, assimila e

Relacionados