Aparelho fonador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ARTES E COMUNICAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

TRABALHO SOBRE APARELHO FONADOR

DISCIPLINA: Canto Coral III
PROFESSOR: Terezinha Vargas Rodrigues
ACADÊMICO: Adriana Natália de Campos

Passo Fundo, 15 de março de 2013.

APARELHO FONADOR
FUNÇÃO BIOLÓGICA E FONATÓRIA
Órgão
Função Biológica
Função Fonatória
Cavidades Nasais
Filtrar,aquecer e umidificar o ar Vibração e amortização do som - ressonância nasal.
Faringe
Via de passagem do ar Amplia os sons - caixa de ressonância
Laringe
Via de passagem do ar Vibrador - contém as cordas vocais
Traquéia
Via de passagem do ar - defesa a via aérea Suporte para vibração das cordas vocais
Pulmões
Trocas gasosas e respiração vital Fole e reservatório de ar para vibraras cordasvocais.
Musculatura respiratória
Desencadeia o processo respiratório
DIVISÃO DO APARELHO FONADOR
O aparelho fonador é dividido em 5 partes. São elas:
Parte Componentes
Função
PRODUTORES
Pulmões, músculos abdominais, diafragma, músculos intercostais, músculos extensores da coluna. Produzem a coluna de ar que pressiona a laringe, produzindo som nas cordas vocais.
VIBRADOR
Laringeproduz som fundamental
RESSONADORES
Cavidade nasal, faringe, boca ampliam o som.
ARTICULADORES
Lábios, língua, palato mole, palato duro, mandíbula, articulam e dão sentido ao som, transformando sons em orais e nasais.
SENSOR / COORDENADOR
Ouvido - capta, localiza e conduz o som; cérebro - analisa, registra e arquiva o som, captam, selecionam e interpretam o som.
A PRODUÇÃO DOS SONS
A produção dos sonsenvolve os movimentos dos órgãos da fala.
É necessário estudar o aparelho fonador para entendermos a estrutura (anatomia) e a função (fisiologia) de cada órgão (o papel que desempenha na produção dos sons). Os órgãos chamados fonadores têm como função primária a respiração, a mastigação e a deglutição; como função secundária produz os sons da fala humana.

PULMÕES
O ar é o componente básico dafala (é ele que fornece a energia necessária para a fonação). A corrente de ar utilizada na fonação é posta em movimento pelas paredes pulmonares, pelos músculos intercostais e pelo diafragma. O ar sai dos pulmões, passa pela laringe e sai: (a) pela cavidade bucal; (b) pela cavidade nasal, ou (c) por ambas as cavidades. Normalmente, se produz a fala na expiração do ar dos pulmões, mas há sons, emaneiras de falar, em certas línguas, produzidos na inspiração.
curiosidade
Peso: Os pulmões têm em média o peso de 700 gramas. Altura: Os pulmões têm em média a altura de 25 centímetros.
DIAFRAGMA
O diafragma é um músculo estria do esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. Ele é muito importante no processo de respiração dos seres humanos. Nos seres humanos, o diafragmalocaliza-se junto às vértebras lombares, as costelas inferiores e ao esterno. Conta com três aberturas principais que possibilitam a passagem do esôfago, nervos, artéria aorta, vasos do sistema linfático e vasos do tórax. Nos seres humanos, este músculo possui aspecto rugoso e está voltado para cima, sendo que sua parte anterior está mais elevada que a posterior.
Características e funções
Quandoem estado de relaxamento, o diafragma possui formato de abóbada. Durante a inspiração, este músculo se contrai e ao distender-se aumenta a capacidade do tórax. Neste processo o ar tende a entrar nos pulmões para compensar o vazio gerado. No momento em que este músculo entra em relaxamento, o ar acumulado é expulso. Outra importante característica do diafragma é sua ajuda no processo de digestãodos alimentos. Ao contrair-se, o diafragma faz pressão sobre o abdômen. Os movimentos do diafragma também são importantes para: tosse, espirro, parto e no processo de defecação.
LARINGE
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervical. A parede da laringe é composta de nove peças de...
tracking img