Propostas de melhorias com base em diagnóstico organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

























[pic]







Propostas de Melhorias com base em Diagnóstico Organizacional










SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DIAGNÓSTICO 4

3 CONCLUSÃO 6

4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO

Esta disciplina é um importante meiode crescimento profissional, propiciando ao profissional a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, bem como a incorporação de novos conhecimentos e avaliar suas habilidades numa situação concreta de trabalho, bem como a definição de área de preferência. Realimentação entre a formação acadêmica e a formação profissional.
Esse trabalho tem como intuito nãosó descrever processos, métodos e estrutura de uma empresa onde estamos atuando como contratado.
Busca-se também explorar algumas situações ocorridas nos processos vivenciados no dia-a-dia de uma empresa, nosso campo de estudo e trabalho, tentando dar um diagnostico claro do desenvolvimento e aprimoramento da área que iremos escolher para executar um diagnóstico organizacional mais profundo daempresa escolhida, bem como apresentar propostas de melhorias ante os problemas encontrados.
A empresa escolhida foi a MULTINACIONAL SAINT-GOBAIN – DISTRIBUIÇÃO BRASIL, TELHA NORTE que atua no ramo de COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL.
A sua estrutura Organizacional é constituida por Diretores, Gerentes, Supervisores e Consultores
É uma empresa que gradativamente estágerando empregos na região, com grande potencial de expansão e crescimento, tanto no ramo de materiais de construção como na prestação de serviços e geração de empregos, com suas obrigações fiscais com o município, Estado e governo.

















DIAGNÓSTICO

Conforme foi visto em estudo, sabe-se que o Diagnóstico Empresarial é uma importante ferramenta para se conhecer aempresa, seus processos, métodos e principalmente identificar problemas e a partir de então avaliar possibilidade de corrigi-las.
Com base nisso, foi realizado o Diagnóstico na empresa MULTINACIONAL SAINT-GOBAIN – DISTRIBUIÇÃO BRASIL, TELHA NORTE, conforme relatado a seguir.


2.1 - Problemas Identificados

Após realizado diagnóstico da Gestão de Pessoas da empresa em questão, pode-se constar umaempresa bastante organizada, com uma estrutura de Rh muito boa, com ações voltadas aos funcionários no sentido de valorização dos mesmos. Tudo isso contribui, conforme já estudado, para o sucesso da organização.
Há, porém, um ponto a ser explorado, talvez até característico do setor de comércio, mas, que merece atenção especial dos gestores afim de que a atitude de seus colaboradores não venhaafetar negativamente os objetivos da organização.
Foi possível identificar que mesmo com o esforço mútuo dos gestores (supervisores e gerência), há um déficit de cooperação da parte dos colaboradores entre si.
O sucesso da área de vendas não deve ser individual, mas, deve buscar os objetivos da empresa.
Quando esse pensamento se divide não há como ter uma equipe engajada emalcançar, objetivos e isto acaba acontecendo devido individualismo entre os colaboradores.
O individualismo é um dos fatores que influenciam para que não haja um desempenho mais significativo da equipe e conseqüentemente interfere nos resultados da empresa.


2.2 - Analise Critica dos problemas identificados

Foi identificado um dos fatores a ser explorados e melhorados na organizaçãoem estudo é o individualismo e a falta do espírito de equipe entre os colaboradores.
Por ser uma empresa do ramo de comércio, trabalha com um esquema de metas de vendas, onde cada colaborador possui uma meta a ser alcançada.
Esse sistema por vezes acaba gerando rivalidade entre estes colaboradores, haja visto que cada um deles recebe uma bonificação após ter sua meta batida. Tal fato...
tracking img