Projeto multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FMM
Profª Cláudia Serra
claudia.baptista@aedu.com
|PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
|“Educação Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental – A utilização de recursospedagógicos – LEM” – Oficinas de construção e utilização de recursos |
|no Laboratório de Educação Matemática (LEM) |





SERPENTES E ESCADAS




[pic]




DESCRIÇÃO DO MATERIAL: 2 dados, Tabuleiro e Peões.

OBJETIVO: Explorar contagem e seqüência, reconhecer ordem crescente edecrescente e chegar primeiro a casa 100.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO CORRELATO:

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS: Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, cortacaminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.
O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.


DICAS PEDAGÓGICAS:







JOGO DAS FICHAS COLORIDAS



[pic]


DESCRIÇÃO DO MATERIAL: 10 fichas coloridas (vermelhas,azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas.


OBJETIVO: - Perceber que o número é formado de algarismos ordenados, relacionar as cores das fichas às ordens numéricas.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO CORRELATO:

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS: Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa avez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazeras explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.


DICAS PEDAGÓGICAS:





















BOTAS DE MUITAS LÉGUAS



[pic]




DESCRIÇÃO DO MATERIAL: - 2 dados e folhas com várias retas numéricas.

OBJETIVO: - Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO CORRELATO:

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS: : Desenhar umareta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.


DICAS PEDAGÓGICAS:DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS





[pic]




DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente lápis de cor e tesoura.

OBJETIVO: Desenvolver coordenação motora fina, construir conceitos de fração, área e perímetro e identificar figuras geométricas.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO CORRELATO:

DESCRIÇÃO DE APLICAÇÃO : ou REGRAS: Colorir os hexágonos nas respectivas cores:amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.
 É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos...
tracking img