Projeto multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




PROJETO MULTIDICIPLINAR II

O LUDICO COMO CONSTRUÇÃO DE SABERES







CARLA MAGALI SANTOS SILVA RA2327404534

CLEONICE DE MENESES DO PRADO RA2321396247

ERIKA SEMMLER DE CAMPOS SILVA RA2316371778

JANAINA BERTO RA 2367467683

LUCIMEIREPAULINO FRANCO FURLAN RA2328410786







Atividade Pratica Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Multidisciplinar II sob orientação da Tutora a Distancia: Adalgisa Bergamin Diples.





Piracicaba
2012
INTRODUÇÃO

Para a educação infantil a Ludicidade não é um conteúdo e sim uma necessidade, principal nosdias atuais onde as crianças demonstram mudanças em seus comportamentos, sempre solicitando do educador inovações, atividades lúdicas que trabalhem com sua mente e corpo como um desafio, tornando a sala de aula um lugar prazeroso de aprendizado. Nos mais variados contextos, observaremos o processo de desenvolvimento educacional, dentro da educação lúdica. A partir deste e com embasamento teórico,e estudos profundos, mostraremos que a educação deve evoluir conforme a evolução do aluno.

Nos dias atuais onde a geração “Z” é maioria nas escolas, devemos investir na Ludicidade, nos jogos, para suprirmos a necessidades de aprendizado. Sendo assim a atividades lúdica deixam de serem apenas sugestões de trabalhos e passam a ser o principio essencial para a construção do saber. Através daeducação lúdica é possível envolver os indivíduos participantes em suas ações e seus vários estados de consciência em seu meio social.

Desta forma a discussão sobre a Ludicidade na educação é fundamental, pois não pode ser vista, e entendida como simples prática pela prática, mas como parte integrante de todos os conteúdos, didáticos e metodológicos do processo de aprendizagem e na construção doconhecimento, proporcionando um ambiente de experiência, satisfação, aprendizagem, cooperação, socialização e interação como outro e com o meio, formando sujeitos interativos, autônomos e conscientes de suas ações criando e recriando seus próprios conhecimentos sobre o mundo em que vive e sua realidade social.















MULTIDISCIPLINARIEDADE EM PROJETOS

Na atualidade falase muito em projetos multidisciplinares, projetos escolares, projetos de ensino, como se todos esses termos significasse as mesmas coisas. Muitas vezes, considera-se, projeto todas e qualquer proposta docente, por reconhecer que todas as atividades realizadas pela classe fazem parte do ensino idealizado pelo professor. E o erro muitas vezes não vem apenas dos professores, afinal é comum, dirigenteseducacionais incorporarem rapidamente uma proposta educacional inovadora em sua instituição, em reflexo ao “modismo pedagógico”.

Porém os projetos não são mero modismo, e nem vieram para revolucionar ou desbancar as metodologias existentes, ele veio a somar. São simplesmente formas de repensar o trabalho docente dando voz e vez às necessidades e interesses das crianças da Educação Infantil eAnos Iniciais. A pedagogia de projetos refere-se a uma metodologia organizada, com orientação de professore, voltada para o desenvolvimento da pesquisa e do espírito investigativo da criança desde a pré-escola.



CONCEPÇÃO ROMÂNTICA DE CRIANÇA E DE INFANCIA

A escola tentou inspirar-se em outras concepções de criança, mas em uma cultura de infância do que uma cultura escolar tradicional,para renovar suas formulas de ensino. A cultura de infância tem as seguintes características: seu sujeito é a criança e sua infância, seu objeto as interações entre criança e criança, criança e adultos e entre crianças, ambientes e materiais em contextos coletivos de aprendizagem.

A instituição que resultaram dessas reflexões foi variada, tais como os jardins de infância, as pré – escolas, os...
tracking img