Projeto mestrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RICCELLI DE ARAÚJO MEDEIROS




A FALA E O ROSTO: A REPRESENTATIVIDADE DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA PELA TELEVISÃO





UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA










NATAL
2012
RICCELLI DE ARAÚJO MEDEIROS



A FALA E O ROSTO: A REPRESENTATIVIDADE DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA PELA TELEVISÃO

Pré-projeto dedissertação submetido à seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.










NATAL, RN
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2
2 PROBLEMÁTICA 3
3 OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4 JUSTIFICATIVAS 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6 METODOLOGIA 9
7 JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO 9
8SUGESTÃO DE ORIENTADORES 10
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 11
REFERÊNCIAS 13





INTRODUÇÃO
Em um passado distante, a figura do professor elevava o profissional que tinha o ensino como ofício a uma condição de prestígio na sociedade. Era comum que toda boa família desejasse ter um professor entre os membros. Com o passar dos anos, a precarização da profissão, principalmente na rede pública,subjugou o professor a uma condição inversa à que ocupou no passado.
Dentro do processo de midiatização, suscitado por Sodré (2011), será que coube ao veículo televisão contribuir para a formação dessa nova e desvalorizada imagem do professor? Ou será que a televisão apenas retrata nos noticiários jornalísticos a condição que a categoria incorporou um estereótipo diante das condições deinfraestrutura e desvalorização acumulada ao longo de décadas?
Esses pontos levantados são guias para indicar a principal demanda do projeto: pesquisar acerca de como os meios de comunicação apresentam a imagem do professor da rede pública, com foco no noticiário jornalístico das emissoras de televisão situadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
É importante destacar que a atividade profissional doprofessor da rede pública é desenvolvida em uma conjuntura histórica de dificuldades, que passam pela falta de infraestrutura nas escolas, baixos salários, descontinuidade no processo de formação e atualização profissional e jornada de trabalho fadigante.
Dessa forma, é comum o reconhecimento nos discursos midiáticos apresentados na televisão um volume de adversidades e até mesmo de negatividadediante de uma carga histórica de opressão. No entanto, é fundamental destacar a própria contribuição do docente na formação da imagem que a mídia repassa da categoria profissional, quando ela está inserida no serviço público.




1 PROBLEMÁTICA
Os meios de comunicação nos últimos anos têm se mostrado sensíveis às causas da educação pública. A cobertura de movimentos grevistas de professorese funcionários da educação, além do incentivo à leitura e a luta da sociedade por uma educação de qualidade, estão sempre em pauta nos veículos de comunicação. E esta realidade não fica distante do que acontece no estado do Rio Grande do Norte.
No entanto, a imagem do professor da rede pública foi ao longo desses anos, sendo recoberta por estereótipos que, no geral, traduzem para a sociedadeuma imagem negativa. Para Citelli (2012) essa situação passa a receber tradução concreta, por exemplo,
Na figura do professor de avental, braços carregados de cadernos, ou, em chave negativa, sendo agraciado com sintagmas do tipo: por serem mal pagos, os docentes fingem que ensinam, assim como os alunos fingem que aprendem. Em lugar do profissional respeitado, reconhecido pelo saber, pelo labor deensinar os nossos filhos, pela (ad)miração, sobreveio um tipo que vive à beira do ataque de nervos, da busca de licença médica, do baixo salário, da inapetência formativa. (CITELLI, 2012, p. 10).
E é exatamente nessa premissa que o discurso midiático dos telejornais se apropria para contribuírem na formação da representatividade da imagem do professor diante da sociedade. A credibilidade e o...
tracking img