Francofonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANCOFONIA

A Francofonia é a região lingüística descontínua e que corresponde à comunidade lingüística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, chamadas de "francófonas"("francoparlantes" e "francofalantes" são grafias também aceitas), e, a partir dela, compartilham de aspectos culturais semelhantes. Integrados nesta comunidade estão também os que têm o francês tantocomo segunda língua como língua estrangeira. Essa diáspora provocada pelos falantes iniciais espalhou pelo mundo o idioma francês. Assim foi feita uma distribuição geográfica da língua francesa, quecompreende a análise da distribuição dos milhões de francófonos que há no mundo. É o idioma oficial, ou co-oficial, principalmente, de países americanos, africanos e europeus.
O principal objetivo doGrupo da Francofonia é promover a liberdade, a solidariedade, a democracia, os direitos individuais e a diversidade cultural.

Há falantes de francês no Egipto, Índia (Pondicherry), Itália, (Vale deAosta), Laos, Mauritânia, Reino Unido (Ilhas do Canal), Estados Unidos da América (especialmente Luisiana e Nova Inglaterra) e Vietnam.
Geograficamente, os francófonos estão concentrados nolitoral atlântico. A Guiana Francesa, as Antilhas francesas e as províncias canadenses francofalantes como Quebeque formam a chamada América francófona; os países africanos colonizados pelos franceses,majoritariamente localizados no Atlântico, compõem a África francófona; e a França e seus vizinhos menores, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Mônaco, localizados na Europa.

INSTITUIÇÃO
A OrganizaçãoInternacional da Francofonia (em francês: Organisation internationale de la Francophonie, mais conhecida como La Francophonie), cujo acrônimo é OIF, é uma organização internacional de países e governosfrancófonos unidos pela língua francesa. Nesses países a língua francesa é oficial ou tem um status privilegiado.
Atualmente a organização tem 56 Estados-membros e 19 países observadores. O principal...
tracking img