Fichamento: vicente, in bichos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

__________________________________________________________________
0bra: Vicente, in Bichos Autor Miguel Torga
Editora: Nova Fronteira Data de publicação 1996__________________________________________________________________
Enredo
O conto se passa na arca de Noé, onde Deus pediu para que Noé colocasse bichos em casais, pois a terra seria inundada.
Umdia ao conferir todos os bichos, Noé notou que faltava Vicente, o corvo. procurando acabou por achá-lo na proa da arca, pronto para debandar.Tentou inutilmente trazê-lo de volta, mas Vicente quisconhecer outras terras, outros mundo contra a vontade de Deus.
Momentos depois Deus chamou por Noé,Deus queria saber por que noé gritara. Noé aborrecido foi prestar contas.Quando Deus soube que Vicentenão estava a bordo, enfureceu-se .
Com muito custo Noé explicou-se, pedindo perdão por Vicente.Deus foi falar com Vicente.
Travou-se então um diálogo entre Deus que queria saber por que Vicente serebelara e Vicente que queria saber por que Deus o privava de sua liberdade.
Deus perdeu a paciência dizendo-lhe que não cabia a um simples corvo saber os desígnios do mundo e apenas oobedecesse.Vicente continuou voando, avistou uma pedra que sentou-se nela, pois estava cansado.Deus fez então as águas encobrirem suas pernas.Abaixou o nível da água.
Novamente as águas subiram e chegaram aopescoço de Vicente, deixando apenas sua cabeça de fora.Depois abaixou.Vicente, porém permanecia fixo. Noé não pronunciava uma palavra. Os outros animais se protegiam da fúria de Deus que era eminente.
E osobe e desce das águas continuou por diversas horas, até que Vicente recebeu um ultimato:
--Volte para dentro Vicente, então tomou sua decisão abriu as asas, estufou o peito e disse em alto e bom tom._ Estou pronto para o sacrifício! Faça sua vontade. E abaixou as asas, ficou em posição de sentinela a espera do afogamento.Então as águas começaram a subir, cobrindo seus pés, depois a barriga,...
tracking img