Direitos das mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo 2010/2011
Filosofia

Os Direitos das Mulheres

O Direito das Mulheres – Introdução
Desde sempre que as mulheres são vitimas de descriminação e de múltiplas injustiças. Namaioria dos povos a mulher é vista como um ser de condição inferior à masculina. Desde a Antiguidade Clássica que a mulher é tratada como um ser de segunda categoria relativamente ao homem.
Emcertos países, as mulheres são aceites apenas porque são necessárias para diversas actividades: são boas auxiliares, boas mães e boas donas de casa, mas ocupam sempre um lugar secundário, sendocomandadas pelo homem, ocupando o lugar que por este lhes é reservado.
Ainda hoje em determinadas situações se assiste a graves injustiças em relação à mulher – a descriminação no trabalho;agressão doméstica; etc. Para defender as mulheres na questão da agressão doméstica (pois embora também aconteça com os homens é mais comum com as mulheres) foram criadas em alguns países diversasassociações com o objectivo de apoiar as vitimas de violência domestica, como por exemplo a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima.
Mesmo com alguns países a criarem estas associaçõespara apoiarem as mulheres cujos direitos são desprezados, existem outros que enfrentam uma realidade bastante diferente. Existem culturas em que a mulher sofre graves injustiças como a culturatalibã e ocidental.
Estes povos mantêm a ideia de que a mulher é, por natureza, diferente e inferior ao homem.
Após a segunda Guerra Mundial, na sequência dos novos valores sociais que daíresultaram, a mulher acelerou a sua emancipação relativamente ao homem. São provas disso o acesso da mulher a cursos superiores, o uso da mini-saia (no final dos anos 50), a sua aceitação nosquadros superiores do estado e mesmo na vida política. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido da aceitação dos plenos direitos da mulher; isto principalmente na sociedade do...
tracking img