Projeto integrador de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO

As empresas necessitam ser cada vez mais flexíveis, ágeis , simples e enxutas, a fim de atender com rapidez as rápidas mudanças que surgem a cada momento.
Esta necessidade se apresenta face a corrida pela competitividade, que tem levado as organizações a busca constante por técnicas que lhe possibilitem crescer, ou mesmo manter-se no mercado, sendo necessárioescolher a que melhor lhe proporcione as vantagens almejadas.

Para que se possa alcançar resultados positivos, e preciso fazer uma analise do sistema de produção, utilizando técnicas de gestão tais como: MRP, KAISEN, KANBAN,JUST IN TIME, CICLO PDCA, TQC, 5WIH, BRAINSTORMING entre outros , sendo implantadas nas empresas pelo departamento PCP (Planejamento e controle de produção), fazendo comque os produtos e serviços se tornem competitivos com preços e qualidade que atendem as necessidades dos clientes, ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Este trabalho dara ênfase nas técnicas KAIZEN e BRAINSTORMING, uma vez que a primeira se tornou uma das técnicas mais conhecidas em todo o mundo. Esta filosofia aposta em soluções simples, baratas e mais eficazes.
Estagestão exige uma forte mudança da cultura interna da organização, para isso, a organização tem de reconhecer que todos tem competências para contribuir com sujestoes valiosas; aconselha-se então a criação de um bom sistema de recepção, analise de idéias e motivação. Podendo a partir daí utilizar-se da técnica do Brainstorming , que e uma técnica de reuniões em grupo que visa ajudar os participantesa vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade, onde todas as idéias são bem vindas , anotadas e estudadas com o grupo.
Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo apresentar a trajetória de uma empresa de confecção de uniformes, mediante uma entrevista semi-estruturada, para obtenção das informações, a fim de investigar como ocorre o processo produtivo paraassim , analisar a qualidade nos quesitos como: Flexibilidade, Confiabibidade, Custos e Rapidez, para obter um bom desenvolvimento da empresa.

FUNDAMENTACAO TEORICA Admistracao de produção trata de problemas reais da maneira pelas quais as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle da produção recebem da direção as metas a serem atingidas. Apartir daí começam a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos, físicos e acompanhando as ações, corrigindo prováveis desvios.
Para dar ênfase ao conteúdo deste trabalho, a pesquisa foi feita baseada na entrevista semi-estruturada realizada na empresa, constando dados sobre seu sistema de produção, de custos ,de planejamento, e controle da produção.Tendo como base estas informações , o PCP prepara a programação da produção , administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compra, de fabricação , executando tambem o acompanhamento e controle da produção, identificando possíveis gargalos que possam inviabilizar esse plano .
De acordo com o sistema de trabalho serão tomadas as decisões de como agir para que esta produçãofuncione de forma adequada, tornando-se competitiva no mercado, atingindo os objetivos estratégicos propostos por seus gestores com relação a Qualidade, tais como: Flexibilidade, Confiabilidade, Custos e Rapidez.
A Qualidade surgiu com a era da inspeção, passando pelo controle estatístico de Shewhart em 1924 , e teve grande destaque com a “qualidade total”, a partir das idéias de Deming ,Juran, Feigenbaun, Ishikawa e outros gurus da qualidade. Em 1987 surgiu a família de normas ISO 9000, inicialmente com ênfase na garantia da qualidade e padronização, para em sua versão 2000, se tornar um sistema de gestão da qualidade largamente aceito no mundo, ( SLACK ET. AL, 2002 ).
A visão atual de qualidade extrapola os aspectos relativos a produto e processo, e envolve diversos...
tracking img