Projeto integrado manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS



EDSON FELIPE BILOTTI - 11000865
JAILSON VARGAS – 2005110040
RHAYANA SCREMIM DE OLIVEIRA - 110009165








PROJETO INTEGRADOR
MANUFATURA



















Joinville/SC

Agosto/2011
EDSON FELIPE BILOTTI - 11000865
JAILSON VARGAS -200511040
RHAYANA SCREMIM DE OLIVEIRA - 110009165








PROJETO INTEGRADOR MANUFATURA













Projeto Integrador de Manufatura, orientado pela Profª. Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador deManufatura.















Joinville/SC

Agosto/2011
LISTA DE FIGURAS

Figura 01 – Demonstrativo de Resultados – Ano 2009 08
Figura 02 – Demonstrativo de Resultados – Ano 2010 09
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 04

1.1 TEMA 04
1.2 PROBLEMA 04
1.3 OBJETIVO GERAL 04
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 04
1.5 JUSTIFICATIVA 04
1.6 METODOLOGIA 05

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 053. DESENVOLVIMENTO 07

3.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 07
3.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS 08
3.3 ANÁLISE 10


CONSIDERAÇÕES FINAIS 12


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13






1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste num estudo de caso da empresa SINAL Sinalização de Segurança Viária Ltda, buscando aplicar a Teoria das Restrições para melhor gestão da empresa.


Oproblema desse estudo será conceituar e delinear a abordagem da Teoria das Restrições e testar sua aplicação em uma empresa prestadora de serviço.

Este trabalho tem como objetivo geral verificar a viabilidade da Teoria das Restrições como instrumento de gestão de custos em uma empresa de prestação de serviços, voltada para área de projetos de engenharia.


Objetivos específicos:a) Analisar os dados econômico-financeiros, afim de saber a evolução financeira da empresa;
b) Identificar as características da Teoria das Restrições;
c) Identificar as restrições existentes dentro do sistema;
d) Verificar a viabilidade como instrumento de gestão de custos.

Com as constantes mudanças no mercado e dos avanços tecnológicos a competitividade entreas empresas aumentou muito, tornando-se fundamental a busca por ferramentas de gestão adequadas que auxiliem no planejamento, controle dos custos e na tomada de decisões.
E considerando que a maioria das empresas tem como objetivo o lucro, e que a prestação de serviços vem crescendo significativamente, as empresas neste setor precisam se adequar constantemente ao mercado sem perder aqualidade dos serviços.
Sabemos que a Teoria das restrições é muita aplicada em indústrias, por isso, justifica-se a realização deste estudo, afim de analisar sua viabilidade como instrumento de gestão num segmento de plena expansão.





A metodologia utilizada nesse projeto é um Estudo de Caso com base no em dados financeiros, e informações obtidas junto ao gestor da empresa. A pesquisa,baseada em consultas de livros, artigos, site da internet e apostilas.




2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Teoria das Restrições


A Teoria das Restrições (TR), também conhecida como TOC (Theory of Constraints), é uma ferramenta relativamente recente no aspecto prático da tomada de decisões organizacionais nas quais existem restrições.
Na década de 70 surgiu o Sistema deAdministração da Produção desenvolvido pelo físico israelense Eliyahu M. Goldratt, que deu base ao software Optimized Production Tecnology – OPT. E com a evolução desse sistema, isso em meados dos anos 80, foram criados princípios com base na produção otimizada, dando origem a Teoria das Restrições, através do livro “A Meta” de autoria de Goldratt juntamente com Jeff Cox. Esta teoria é também conhecida...
tracking img