QUESTÕES – RECUSOS
1) O que é ação rescisória?

R.: Ação rescisória é ação autônoma, movida perante um Tribunal, destinada a desconstituir sentença de mérito ou acórdão já transitado em julgado.2) Citar 5 casos em que uma sentença de mérito já transitada em julgado pode ser rescindida.

R.: 1) dada por prevaricação, concussão ou corrupção do juiz; 2) proferida por juiz impedido ouabsolutamente incompetente; 3) ofender a coisa julgada; 4) violar literal disposição de lei; 5) se depois da sentença, o autor obtiver documento novo, cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso,desde que este documento seja fundamental para o julgamento da questão.

3) Cabe ação rescisória para sentenças meramente homologatórias?

R.: No caso de sentenças meramente homologatórias cabeação ordinária de nulidade ou de anulação, como os atos jurídicos em geral. Somente se houver incidentes e controvérsias judiciais (como num processo de inventário), caberá ação rescisória.

4) Quempode propor ação rescisória?

R.: Aquele que foi parte no processo ou seu sucessor a título universal; o terceiro juridicamente interessado; o MP se não foi ouvido quando deveria obrigatoriamenteintervir, ou quando a sentença foi dada a fim de fraudar a lei, por colusão das partes.

5) O que deve conter a inicial da ação rescisória?

R.: Além dos requisitos do art. 282, a inicial deveráconter: a cumulação do pedido de rescisão com o de novo julgamento da causa, se for o caso; prova de depósito de 5% sobre o valor da causa, a título de multa, caso a ação seja declarada inadmissível ouimprocedente por unanimidade (este último item não se aplica à União, aos Estados, ao Município nem ao MP).

6) Qual o prazo para a propositura da ação rescisória?

R.: O prazo é de 2 anos, contados apartir do trânsito em julgado da decisão. É prazo decadencial.

7) O que é recurso?

R.: Recurso é procedimento que visa ao reexame de qualquer ato judicial decisório, seja sentença, acórdão... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Processo civil - recursos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-Civil-Recursos/70462.html

MLA

"Processo civil - recursos" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-Civil-Recursos/70462.html>.

MLA 7

"Processo civil - recursos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-Civil-Recursos/70462.html>.

CHICAGO

"Processo civil - recursos." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-Civil-Recursos/70462.html.