Preconceito racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não podemos falar do preconceito racial sem retomarmos a sua fonte a escravidão que ocorreu no inicio do Brasil.
A escravidão foi um meio de se ter uma mão de obra barata, para aexploração de inicio do pau-brasil.
No mundo do trabalho, a escravidão fez com que o trabalho se tornasse uma atividade inferior dentro da sociedade da época. O trabalho braçal eravisto como algo destinado ao negro. Mesmo grande parte da mão de obra sendo empregada em atividades que exigiam grande esforço físico, outras tarefas também eram desempenhadas pelosescravos. Os escravos domésticos trabalhavam nas casas enquanto os escravos de ganho administravam pequenos comércios, praticavam artesanato ou prestavam pequenos serviços para seussenhores.
Após a abolição da escravatura os escravos negros se viam livre do sofrimento, mas se deparavam com outro problema não havia trabalho ou se quer uma casa pra ir, nos seustrabalhos foram substituídos pelos os imigrantes europeus, “brancos” que traziam consigo uma grande carga de conhecimentos e avanços tecnológicos. Os negros que só sabiam trabalhar e nãotinham estudo, se viam obrigados a se abrigarem na periferia.
Nos tempos atuais se tem uma grande melhora, mas é aparente a discriminação racial seja de um modo, “inocente”, compiadas, brincadeiras, a modos totalmente agressivos e bárbaros com grupos e seitas com suas teses absurdas. O preconceito racial na se atem apenas aos negros é muito mais abrangente queisso, vai contra os asiáticos, índios, e muito outros considerados indignos perante alguns outros.
É preciso que essas raças sejam vistas e tratadas como pessoas comuns e normais quesão, e não como inferiores aos “brancos”. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa. E porque mesmo raça não existe apenas seres humanos diferentes
tracking img