Preconceito Racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A discriminação racial é baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras.
Segundo Maia (1976) o preconceito racial não é uma atitude apenas anti-humana, mas, também anti-científica. O preconceito não é uma atitude gratuita, ele existe e estão fixados nas raízes mais profundas, em propósitos muitonítidos, conscientes ou não, de denominação social, econômica ou política.
De modo geral, os jovens e crianças estão expostos à situações preconceituosas no ambiente escolar. São comuns as brincadeiras e chacotas, enfim, nem sempre as relações construídas no ambiente escolar nem sempre é harmoniosa.
Apesar das leis que tratam o racismo como crime inafiançável, aplicando inclusive penas dereclusão, ainda é bastante expressivo o número de pessoas que dizem já ter presenciado ou sofrido constrangimento em consequência de sua raça.
Para uma sociedade sem preconceitos, as melhores maneiras de superar o racismo, seriam educando as nossas crianças desde cedo, começando com os próprios pais, e tendo continuidade em sua vida escolar.
O preconceito racial não é um tema recente, mas sim vindo dedécadas atrás, tendo em base a escravidão no Brasil, onde foi um período que hoje é histórico, vindo a estudos e mostrando que mesmo depois de muitos anos a discriminação racial ainda esta presente em nosso cotidiano.



Problema
Nos dias de hoje ainda é relevante à descriminação racial no ambiente escolar com crianças e adolescentes?
Quais são as melhores maneiras para amenizar o racismono cotidiano escolar? Qual o melhor posicionamento do educador nestes casos?

Hipótese
Mesmo com o passar do tempo o preconceito racial ainda existe, nos ambientes escolares é muito comum de se presenciar a descriminação entre crianças e jovens, para isso amenizar, os educadores deveriam se posicionar para que todos se tratem de mesma forma, sem práticas de violência, para que no futuropossamos viver sem preconceito, com tranquilidade e respeito ao próximo.

Objetivos
O objetivo deste trabalho de seminário integrado é mostrar o quão importante este assunto é na sociedade, e o porquê que devemos abortar ele desde o ensino infantil, mostrando que podemos sim ser iguais a todos com todas as diferenças de raças e etnias.
O preconceito racial deve ser abordado para que todos entendamo que é como é praticado e mostrar os direitos de todos.

Justificativa
Justifica-se a escolha do tal tema, pois este assunto é ainda muito polêmico e preocupante no ambiente escolar e fora dele também.
O preconceito racial é ainda muito praticado por pessoas de uma variada faixa etária, levando em conta inúmeros relatos de bullying que são muito preocupantes, pois o preconceito racialaumentou muito desde a escravidão.


Preconceito Racial

A Constituição Federal garante a todo cidadão igualdade de direitos. Mesmo com o passar do tempo criando leis mais rígidas contra o preconceito raciais impostas para a sociedade, às coisas ainda não mudaram, já são séculos que presenciamos o preconceito.
Com isso diversos fatores vieram junto para que o “negro” seja motivo de preconceito,como a pobreza, a cota para negros em universidades, a luta por um trabalho digno. Só através de educação rigorosa em princípios universais será possível evitar ações que agem contra tantos rótulos impostos pela sociedade nos dias atuais.
Muitas das pessoas que praticam o preconceito não pensam antes de falar sobre suas criticas discriminatórias, levando em conta a prática de violência das pessoasque são negras. Crianças e jovens desde cedo revelam seus gostos e suas escolhas, mas muitas vezes os pais não mostram o que é o certo e o errado, sendo assim desde pequenos praticam o ato de ser preconceituosos com as pessoas de cor. Muitas vezes é a escola que precisa dar as orientações aos jovens e crianças, mostrando como a sociedade deve ser para que tenham uma boa convivência sem...
tracking img