Preconceito racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Considerando-se como preconceito racial uma disposição (ou atitude) desfavorável, culturalmente condicionada, em relação aos membros de uma população, aos quais se tem como estigmatizados, seja devido à aparência, seja devido a toda ou parte da ascendência étnica que se lhes atribui ou reconhece. O projeto de conclusão do trabalho segue uma linha de analise que ira se basear empesquisas de campo realizada em Várzea Grande com ênfase nos quilombolas que se encontram residentes na cidade citada. A questão racial e outras expressões das contradições da sociedade são trabalhadas pelo assistente social através de planos, projetos, programas e ações que visem à melhoria da convivência social de toda a sociedade sem distinção de raça, cor de pele, etnia, religião e opção sexual.Concluímos que o preconceito racial e a descriminação tem suas origens desde os tempos da escravidão, e que a medida que os negros sofrem a discriminação seja ela de qualquer forma, eles também aprendem a reivindicar seus direitos e lutar por políticas publicas que amparem e beneficiem a população negra. Palavras-chave: Preconceito Racial. Descriminação. Política Publica.

INTRODUÇAO
A presentepesquisa social foi realizada na cidade de Várzea Grande MT localizada em Mato Grosso e localizada ao lado da capital Cuiabá; abrange uma população de 230.307 habitantes.
A pesquisa tem por relevância constatar os casos existentes do preconceito racial e as limitações legais presente em nossa democracia para a punição de pessoas que praticarem estas irregularidades previstas na Constituição Federalde 1988, a qual rege os direitos e deveres que cada cidadão brasileiro possui. Devido as demandas que ocorrem na sociedade exige-se que o assistente social adquira um novo perfil profissional polivalente, que seja inovador na elaboração de projetos, programas e ações de intervenções sócias baseadas na planejamento e diagnostico social da realidade “in loco”. O amadurecimento deste projetoprofissional procura demonstrar as alterações ocorrentes na sociedade brasileira em relação ao negro, fazendo uma melhor explicitação no sentido imanente das novas leis quê estão surgindo (em vigor) conquistados pelos negros através destes documentos legais, para fundar mais adequadamente os parâmetros éticos para permitir uma maior instrumentalização da pratica cotidiana do exercício profissional doprofissional do serviço social, juntamente com o código de ética e para fornecer subsídios para o um BM desenvolvimento da pratica profissional. A questão do preconceito racial é tratada neste projeto como objeto central de investigação, uma vez que é considerado crime, sujeito a sanções legais e serve como um elemento para a compreensão das múltiplas problemáticas sociais que permeiam o âmbitosocial, principalmente quando estes negros são de baixa renda. Tendo por objeto demonstrar que o preconceito ainda existe na sociedade em que se vive; obtém como premissas demonstrar suas causas e as conseqüências na vida dos que dele são vitimizados, como por exemplo, depressão, dificuldade de relações sociais (exclusão social), isolamento social, dentre outros.
O assistente social lida com situaçõesadversas e deve estar sempre preparado baseado teórico-metodologicamente para ampliar a qualidade do seu desempenho profissional. Partindo dessa premissa, cabe a cada profissional buscar novas referencias para que este esteja sempre atualizado com as mudanças que ocorrem constantemente no mundo contemporâneo, pois esta nova perspectiva o ajudara a buscar as melhores maneiras de se adequar asituações de convívio social possibilitando o melhoramento de planejamentos a cerca das varias situações sociais, principalmente as que dizem respeito ai preconceito social.

PRECONCEITO RACIAL: SUAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS
Considerando-se como preconceito racial uma disposição (ou atitude) desfavorável culturalmente condicionada, em relação aos membros de uma população, aos quais se tem como...
tracking img