Preconceito na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia


eleandro de jesus conceiçao

PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar

Cidade (São Mateus- ES)
2012

ELEANDRO DE JESUS CONCEIçAO.

PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de médiabimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.

Orientador: Carlos Eduardo de Souza
Fabio Luiz da Silva
Lilian Salete Alonso Moreira
Vilze Vidotte Costa

São Mateus-ES
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
5 DESENVOLVIMENTO 76 CRONOGRAMA 10
7 CONCLUSÃO 11
8 REFERÊNCIAS 12
* 1 INTRODUÇÃO
Pode se afirmar que o preconceito faz parte do nosso cotidiano. Constantemente nos deparamos com atitudes preconceituosas, sejam em atos ou gestos, discursos ou palavras. Nossa atitude de preconceito em relação aos outros, pode trazer o risco de violência como vem acontecendo desde o inicio dos séculos. É importantelembrar e consentir a liberdade de existência do outro, o direito desse outro ser diferente de mim, na maneira de pensar, de agir, de crer, ou da liberdade de ser.
Diante dessas ideias, esse trabalho pretende desenvolver estratégias pedagógicas, que podem servir como reflexão com alunos dos anos iniciais onde envolvem a discriminação e o preconceito no espaço escolar. O método para odesenvolvimento desse trabalho foi à intervenção acompanhada por dois processos: elaboração do plano de ação e a intervenção pedagógica. Para que as crianças aprendam a lidar com o preconceito ás diferenças, ficou claro que é importante abrir um momento onde se trabalhe os conceitos ligados á discriminação e ao preconceito na escola, não só nos momentos comemorativo, mas durante todo o ano.
A intervençãopedagógica é essencial para um debate sobre questões ligadas á discriminação e ao preconceito.
Palavra chave: intervenção pedagógica e plano de ação.

* 2 justificativa
Para que a escola lute pelos seus ideais é necessário que haja um apoio da sociedade, dos políticos, e principalmente dos alunos e familiares. Para que esse problema não afete a nossa humanidade é necessário lutarmos por ele,fazendo com que as nossas crianças e adolescentes não cometam essas injustiças. Levar esse tema para a sala de aula desde os anos iniciais é uma forma de trabalhar com um tema concomitante e presente em nossas vidas, abrindo espaço de reflexão que ajudarão e transformarão a nossa sociedade.
O plano de ação adotará a metodologia, onde as atividades desenvolvidas será o foco do processo. Os alunosde anos iniciais de 05 a 13 anos juntos á escola, desenvolverá uma pesquisa onde tratará sobre o assunto da discriminação e o preconceito no espaço escolar. Após a aplicação dos questionários, os expostos serão organizados e apresentados na sala de aula, sendo debatidos entre professores e alunos. O mesmo assunto também será apresentado em teatro de fantoches, trazendo personagens com as maisdiversas características: magro, alto, branco, negro, cabelos duros etc.

3 OBJETIVOS

*Reconhecer e respeitar as diferenças;
*Desenvolver capacidade de produção textual;
*Refletir sobre preconceito e discriminação;
*Conhecer o que os alunos sabem e entendem sobre o tema;
* Descobrir qual a percepção de cor para os alunos;
* Descobrir se a cor que eles desejam coincide com as suas;*Exercitar linguagem oral.

3.1 GERAL

* Promover pesquisa em relação aos critérios escolhidos pela escola em relação ao preconceito e a discriminação na unidade;
* promover debate entre alunos de anos iniciais em relação ao preconceito e discriminação no espaço escolar.

3.2 ESPECÍFICOS

*Proporcionar espaço de reflexão a fim de melhorar o espaço sócio; educativo.
*...
tracking img