Preconceito nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preconceito nas escolas brasileiras

Segundo um estudo realizado pelo INEP juntamente com o MEC existe descriminação de alunos, pais dos alunos, professores, a nível de diretoria e até entre os funcionários. Os que mais sofrem com essas manifestações são deficientes, geralmente os mentais, depois vem os negros, índios, ciganos, homossexuais e mestiço.
Devido a maneira que o professor trata oaluno, muitas vezes sendo mais hostil, observou-se que existe relação entre desempenho escolar e preconceito. Os Estudos foram realizados em 501 escolas com alunos, pais dos alunos, professores e funcionários da rede pública do País.
Concluíram diante dessa pesquisa que 99,3% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% desejam manter distância social de portadores denecessidades especiais, homossexuais, pobres e negros. Desse total, 96,5% sente preconceito em relação a pessoas com deficiência e 94,2% na etno-racial
A sociedade é preconceituosa, a escola não é a única a ter esse tipo de ato discriminante. Segundo a pesquisa, as discriminações são tão grandes e profundas que quase chegam a caracterizar a nossa cultura.
A partir desse estudo os orgãos envolvidospensam em criar projetos para extinguir preconceitos, principalmente em escolas. Haverá cursos direcionados para a equipe escolar, mas isso leva tempo para obtenção de resultados concretos. Os preconceitos existem e sempre existirão, mas quando será extirpado da sociedade e da convivência entre seres humanos (é o que todos somos)?.
Quais os tipos de preconceito?
O que é preconceito? Como o nome jádiz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, mas abaixo estão os principais:
Preconceito à outra cor - É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contrabrancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...
Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?
Preconceito à outra religião - Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.
Preconceito quanto a classe social - Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..",ou vice-versa.
Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual - Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.
Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade - A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando.Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.
O que é preconceito e a origem dos preconceitos
 A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de formaobjetiva e sensata.
Embora esse assunto ainda seja pouco comentado, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia. Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e...
tracking img