Portifolio escola e comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A presente pesquisa apresenta como tema a relação escola e comunidade, a mesma tem como objetivo estudarmos a instituição familiar como determinantes nas relações entre escola e comunidade, compreender a importância da gestão democrática na escola e aprimorar nossos conhecimentos em relação a pratica docente.
A construção da pesquisa é importante para nossa formação, pois nosgarante subsídios, conhecimentos a cerca do assunto que nos ajudara a contribuir na formação de cidadãos conscientes, participativos e formadores de opiniões.
A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho se fez através da leitura dos livros base e a pesquisa realizada na escola.
A seguir estará exposto os conceitos de comunidade e sociedade, abordaremos a importância da família narelação entre escola e comunidade, discutiremos também a respeito da gestão democrática na escola, apresentaremos os dados da pesquisa e por fim realizaremos uma reflexão critica dos resultados obtidos após a realização da pesquisa.


















2. Escola e Comunidade uma Relação Construtivista


A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma educação dequalidade, mas antes de debater esse tema é importante abordamos a clássica distinção entre comunidade e sociedade.
Comunidade é um grupo coeso cultural e geograficamente cujos interesses em geral aproximam os membros que o constituem, é definida pelo ato de “viver junto de modo intimo, privado e exclusivo”, como na família, nos grupos de parentescos, na vizinhança os indivíduos estão envolvidoscomo pessoas completas, que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo sendo unida por um acordo de sentimentos ou emoções entre pessoas.
Sociedade, conjunto humano e social mais complexo, as pessoas se relacionam mediadas por leis e regras mais formalizadas é definida como “vida publica” como uma associação na qual se ingressa consciente e deliberadamente.
Os indivíduos também seencontram envolvidos entre si, mas a busca de certos fins é especifica e parcial sendo formada por um conjunto de leis e regulamentos racionalmente elaborados.
As normas sociais na comunidade são estabelecidas, mediadas e colocadas em praticas pelas tradições, pelos hábitos, pelos costumes, pela religião e pela oralidade.
A característica comum de comunidade é a delimitação geográfica, ou seja,pessoas vivendo em um dado espaço claramente definido, outro critério são os interesses vitais que unem as pessoas, o que não necessariamente se conjuga como a proximidade física. A comunidade é constituída de interação social, a uma ligação entre os membros desde o nascimento é no cotidiano familiar que as crianças vêem o mundo pela primeira vez, e por meio dessa convivência são gerados os conceitosou idéias acerca do mundo.

É na família que recebem os primeiros princípios, aqueles cuja influencia se fará sentir durante a vida inteira.
A família tem um papel importante por dois motivos, ela se relaciona com a educação por ter filhos na escola, e esta, em nossa sociedade representa uma possibilidade importante de ascensão e integração social.
É na família que a criança aprende a convivercom outras pessoas. Na escola acontece a socialização secundaria lá ela amplia os seus contatos com as outras crianças aprende a se disciplinar para as exigências da sociedade. A escola faz parte à vida cotidiana de cada família, quanto mais eficiente for o processo de socialização da criança melhor será o seu desenvolvimento por isso é importante que a escola e família caminhem juntas buscandoo mesmo objetivo.
A formação de uma comunidade escolar composta por gestores, professores, funcionários da escola, estudantes, família dos estudantes e outros membros da comunidade se faz importante para que ocorra uma gestão democrática onde todos tenham o mesmo objetivo á melhoria da educação.
A gestão democrática da educação formal esta associada ao estabelecimento de mecanismos legais e...
tracking img