Ppp poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: O presente relato consubstancia-se em um estudo reflexivo autobiográfico, em uma perspectiva teórico-prática da educação e da produção escrita, contribuindo para o debate em torno da formação docente, dos saberes pedagógicos e dos fazeres cotidianos no contexto das novas linguagens e dos novos leitores. O estudo objetivava investigar, descrever e analisar as mudanças de comportamentosdecorrentes do processo de construção de um portifólio como instrumento de avaliação da formação humanescente e como registro da memória lúdica de coordenadores e professores. Ao promoveu o resgate da memória lúdica da formação continuada, o portifólio configurou-se como instrumento de registro das memórias autorreferenciais e de avaliação para repensar o ppp da escola inspirado pelos ensinamentosdos nossos pais, dos nossos filhos e de Paulo Freire. Com o portifólio aprendemos a devanear acordado, um alimento para a mente e para alma, uma utopia em vivenciar um mundo belo e encantador.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia; Saberes; Memórias.



Primeiras impressões lúdicas

Este estudo, o relato de uma vivência interventiva da atuação de uma educadora-pesquisadora em um contexto dos anosiniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino tomada como do laboratório vivencial, teve como objeto de estudo as mudanças de comportamentos emergidas do processo de construção de um portifólio como instrumento de avaliação da formação e da auto-formação humanescente[1] de coordenadores e professores do laboratório vivencial.

O relato se articula em eixos temáticossobre as especificidades da construção do portifólio e sua relevância como instrumento de avaliação de ensino e aprendizagem da formação continuada das educadoras, buscando vestígios e configurações das especificidades nos relatos da memória lúdica autobiográfica emergidas da Formação Continuada em Serviço realizada durante o II Semestre do ano de 2009 na Escola Antonio Campos. E por fim,discutiremos a avaliação com uma dinâmica lúdica e democrática do processo de ensino e de aprendizagem nos caminhos da leitura e da escrita, da ação-reflexão-ação para a formação de professores leitores e escritores.

O referencial teórico-metodológico do relato estabelece diálogos discursivos tecidos com Cavalcanti (2010) e, Huizinga sobre os aspectos lúdicos humanescentes, com Oberg (2005) sobre osaspectos estéticos e lingüísticos para composição dos textos contidos no portifólio, tendo como propósito acrescentar ressignificações às ações e às decisões efetuadas no calor das emoções da atuação do professor-aluno e do aluno-professor, preparando-lhes o espírito para o amanhã. Com Boas (2005) tecemos o diálogo sobre os aspectos metodológicos da avaliação comprometida com a aprendizagem doprofessor- aluno, apoiando-se na construção, reflexão, criatividade, parceria.

Os instrumentais de investigação da vivência em estudo ancoraram-se nos relatos orais, nas observações e impressões do observador - discursos ouvidos e omitidos demonstrado nas entrelinhas e nas interferências e intervenções efetuadas; nos referenciais teóricos apontados; nos encontros para estudos e planejamento; e, nosportifólios elaborados individualmente ou em grupo de acordo com os subgrupos de estudos, planejamentos e práticas pedagógicas adotadas.

Acreditando que a escola não é um paiol de conhecimento puro e simplesmente a ser distribuído em pequenas porções aos estudantes e aos educadores até esvaziá-lo porque, o conhecimento não se finda, se modifica, se refaz e se produz e reproduz nas velhas enovas aprendências, que a comunidade escolar tem mais coisa a ser vista do que está posto na mídia escrita, falada e vista – em revista, buscamos novas linguagens e novas abordagens linguísticas para ampliar a discussão sobre o processo avaliativo processual, continuo e cumulativo.

Segundo Boas (2005) a avaliação por meio do portfólio constitui uma prática recente entre nós, Ele é considerado não...
tracking img