Recriarte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - Título do Projeto
recriArte

02 - Contexto e justificativa (onde estamos?)
A Escola Estadual “Urquiza Diniz Chagas” está localizada na Rua 21 de Outubro, s/n, no Distrito de Palmital dos Carvalhos, Município Senhora dos Remédios-MG. Nossa escola atende a 427 alunos distribuídos em três turnos com ensino fundamental e médio. A maioria das famílias de nossos alunos mora em casaprópria, possui água encanada e luz elétrica, com o acesso ate a escola por estrada de terra. A renda mensal da maioria da população é indefinida, não alcançando nem mesmo um salário mínimo. A estrutura familiar é composta por pai, mãe e filhos, onde a maioria dos pais não possui ensino fundamental completo.
Em 2009 o tema de nosso projeto foi a água. Nosso trabalho focouespecificamente a poluição do rio Pinta Pau que abastece nossa comunidade e consequentemente a agropecuária local.A bacia de cabeceira que reúne as nascentes que forma o rio Pinta Pau está localizada a 5k da comunidade do Pião, próximo às divisas com o município de Ressaquinha, a 1220 metros de altitude na região do Campo das Vertentes. Nosso rio faz parte da Bacia do Rio Grande, que por sua vez é formador doRio Paraná.
Ao longo do desenvolvimento do projeto percebemos que a melhoria ambiental que pretendíamos dependia principalmente da intervenção do poder público e da sensibilização da população. Sabemos que a destinação inadequada do lixo é a principal causa de problemas ambientais como: a contaminação do solo e da água, gerando inúmeros problemas de saúde para a população.No distrito de Palmital dos Carvalhos não existe coleta seletiva, a população produz muito lixo e realiza seu descarte de forma inadequada, jogando o lixo nas ruas e no rio. O lixo acumulado nos poucos latões distribuídos pelas ruas do distrito, é coletado duas vezes por semana pelo caminhão da prefeitura e encaminhado para o aterro sanitário do município.
Assim, nosso projeto este anopropõe atividades que favoreçam reflexões em torno do consumo e geração de lixo, bem como aquelas que contribuam para a adoção de práticas de coleta e descarte ecologicamente corretas.

03 - Abrangência (quem se beneficia?)
O atual projeto mobilizará de forma direta os 427 alunos atendidos pela escola e de forma indireta os seus familiares. Os 48 funcionários da escola atuarão com empenhopara o bom desenvolvimento do mesmo.
Para o cumprimento dos nossos objetivos, contaremos com o apoio e parceira da Associação Casa de Miguel, um grupo de estudantes universitários do curso de Gestão Ambiental, da Universidade Presidente Antônio Carlos, da cidade de Barbacena e com o IMA-Carandaí que trabalhará com os alunos do 2º ao 5º ano de escolaridade com o projeto sanitaristasmirins.

04 - Objetivo geral (o que mudar?)
Despertar nos alunos e na comunidade local hábitos mais sustentáveis em relação ao consumo, produção, reciclagem, reaproveitamento e descarte de lixo.

05 - Objetivos específicos (como fazer?)
OBJETIVO ESPECÍFICO 1
1. Capacitar a equipe na área de Educação Ambiental e na temática específica do projeto.

OBJETIVO ESPECÍFICO 2
2. Articularo tema foco do projeto com as abordagens das diversas disciplinas de maneira a ampliar a visão sobre o tema, diagnosticar o problema e viabilizar a participação dos professores e alunos da escola aprendendo meios de condicionamento, redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.

OBJETIVO ESPECÍFICO 3
3. Desenvolver coletivamente ações com a interação de toda comunidade escolar, que despertemnos alunos o hábito quanto à coleta seletiva, destacando a importância da separação do lixo orgânico do reciclável, e o reaproveitamento dos materiais recicláveis como: Plástico, papel, vidro, etc.

OBJETIVO ESPECÍFICO 4
4. Construir instrumentos de avaliação (depoimentos, relatórios, questionários) para o acompanhamento processual de cada objetivo específico.

06 – Cronograma das...
tracking img