Polidraminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Polidrâmnio:
Polidrâmnio, ou hidrâmnios, é o nome técnico para o excesso de líquido amniótico no útero. É algo que ocorre em cerca de 1 por cento das gestações, e pode ter vários motivos.
No primeiro trimestre da gravidez, o líquido se acumula a partir do sistema circulatório da mãe. No início do segundo trimestre, o bebê começa a engolir o líquido e processá-lo pelos rins, eliminando-o naforma de urina. O volume total de líquido é reciclado pelo bebê num intervalo de poucas horas (sim, é verdade, o líquido amniótico é basicamente xixi do bebê!).
Às vezes, no entanto, o sistema fica desequilibrado por algum motivo, e o líquido pode se acumular ou então diminuir demais (o oligoidrâmnio), o que pode provocar problemas.

Para que serve o líquido amniótico?
O líquidoamniótico envolve o bebê durante todo o seu desenvolvimento, dentro do saco amniótico, também conhecido como bolsa das águas. Ele serve para:

• Amortecer choques e movimentos bruscos.
• Impedir que o cordão umbilical seja comprimido, o que prejudicaria o fornecimento de oxigênio para o bebê.
• Manter uma temperatura constante dentro do útero.
• Proteger o bebê contra infecções.
• Permitir queo bebê se movimente, desenvolvendo os músculos e os ossos.
• Ajudar na formação do sistema digestivo e respiratório, já que o bebê "inspira" e "expira" o líquido, e o engole, eliminando-o na forma de urina.

Qual é a quantidade ideal de líquido?
O volume de líquido amniótico vai aumentando com o decorrer da gravidez, e costuma chegar à sua quantidade máxima por volta de 34 semanas degravidez. Nessa altura, você tem entre 800 ml e 1 litro de líquido dentro do útero. Depois disso, o volume vai diminuindo devagar, até o bebê nascer. Quando há polidrâmnio, esse volume pode chegar a até 3 litros.

Como dá para saber quanto líquido tem dentro da barriga?
Para medir a quantidade de líquido, é preciso fazer um ultra-som. Seu médico vai solicitar um se desconfiar que a quantidadede líquido está acima da ideal. O polidrâmnio costuma aparecer por volta da 30a semana de gravidez.
Entre os sintomas estão o crescimento muito rápido da barriga, a sensação de pele esticada e brilhante, e a falta de ar. Você pode ter também dores abdominais, muita azia, prisão de ventre, inchaço nas pernas e varizes. Mas lembre-se de que esses são todos sintomas normais da gravidez, que nãoindicam necessariamente um problema.
A maior indicação de que há excesso de líquido aparece quando o médico mede a sua barriga, nas consultas do pré-natal. Se ela estiver maior que o normal, talvez ele peça um ultra-som.
A ultra-sonografia é capaz de medir a quantidade de líquido em torno do bebê. O ultra-sonografista fará cálculos para chegar ao índice de líquido amniótico (ILA), cujosvalores normais ficam entre 5 cm e 25 cm. Quando o ILA está acima de 24 cm, os médicos consideram que há polidrâmnio.

Por que o líquido se acumula demais?
Pode ser difícil identificar a causa, e às vezes ela não chega a ser esclarecida. O problema pode estar na mãe, na placenta ou no bebê. Algumas das possíveis causas dos casos mais severos são:

• Quando a mãe tem diabete, com níveis deaçúcar no sangue não controlados, o bebê produz mais urina, o que aumenta o volume de líquido.
• Gravidez de gêmeos, especialmente se eles forem idênticos.
• Infecções que afetam o bebê, como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis podem estar associadas ao polidrâmnio.
• A incompatibilidade do fator Rh pode provocar anemia no bebê e causar o problema.
• Em 20 por cento dos casos deexcesso de líquido amniótico, há um problema congênito no bebê. Pode ser uma obstrução no esôfago, que impede que ele engula o líquido amniótico, uma fenda labiopalatina ou ainda alguma alteração no sistema nervoso central, no coração ou nos rins. Por isso os médicos examinarão o bebê com atenção num ultra-som detalhado.
• Às vezes, o polidrâmnio aparece quando o bebê tem alguma anomalia...
tracking img