Fichamento - etiologia dos transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Etiologia dos transtornos alimentares: aspectos biológicos, psicológicos e
socioculturais - Christina M Morgan, Ilka Ramalho Vecchiattia e André Brooking Negrão. Programa de Atendimento aosTranstornos Alimentares, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
. http://www.scielo.br/pdf/rbp/v24s3/13966.pdf acessado em 09 de março de 13.

Aetiológica de transtornos alimentares se fundamentam na diversidade de causas biológicas, psicológicas, familiares e ambientais para o seu desencadeamento. Com isto, os fatores de risco para o surgimento dedistúrbios alimentares não se originam apenas pela adoção de uma única dieta, ou seja, é preciso haver outros fatores condicionantes que afetarão o hábito alimentar do indivíduo. A doença se instalaa partir da psique de seu agente principal, ou seja, a percepção distorcida do “eu” (o indivíduo) e a sua relação com a alimentação.
Faz-se saber que enquanto o sujeito considerado como serbiopsicossocial, a autora expõe a multifuncionalidade dos transtornos alimentares: “Os transtornos alimentares possuem uma etiologia multifatorial, composta de predisposições genéticas, socioculturais evulnerabilidades biológicas e psicológicas.” (MORGAN, 2002).
Além de multifuncional é também multifatorial:
“... Os fatores predisponentes são aqueles que aumentam a chance de aparecimento do TA, masnão o tornam inevitável. Os fatores que precipitam a doença marcam o aparecimento dos sintomas dos TA. Finalmente, os fatores mantenedores determinam se o transtorno vai ser perpetuado ou não”... “Osfatores predisponentes dos TAs são categorizados em três grupos: individual, familiar/hereditário e sociocultural.” ( Ibid.p.18)

Dos fatores pessoais que são relacionados com a anorexia nervosa,são considerados aspectos de personalidade: obsessividade, perfeccionismo, passividade e introversão, já quanto à bulimia, os aspectos são diferentes, mesmo no senso comum um transtorno seja muito...
tracking img