Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



De acordo com Dâmaso (1995) a obesidade não é só caracterizada pelo aumento do peso corporal, mas também pelo aumento excessivo da massa adiposa depositada em vários compartimentos corporais, como glúteos, abdômem, pernas, etc.

A obesidade foi considerada pelo National Institutes of Health como uma doença multifatorial. Isto é, a obesidade é desenvolvida emantida a partir de diferentes fatores de riscos mórbidos. Entre estes incluem verificar a hipertensão, o diabetes, as alterações neuroendrocrinas e no perfil lipídico (dislipidemias), o câncer, os problemas cardiovasculares, as alterações posturais, bioquímicas e comportamentais (BJORNTORP, 1987).

A obesidade infantil vem crescendo a cada dia e pode ser definida pelo acumuloexcessivo de gordura corporal. Entre os problemas nutricionais infantis, é um dos casos de saúde mais frequentes sendo considerada um grave problema de saúde publica (LUIS et al. 2005).

A obesidade infantil tem aumentado em todos os países industrializados, nos quais a inatividade física parece contribuir da mesma forma que a ingestão elevada e desbalanceada de alimentos (LUIS et al. 2005).Segundo os autores Luis et al. (2005) vários fatores contribuem para o aparecimento da obesidade. Fatores genéticos, culturais, econômicos e comportamentais atuam em diferentes combinações nos indivíduos obesos.

A inatividade física é um fator para o acumulo excessivo de gordura corporal (LUIS et al, 2005). O aumento das diversões tecnológicas e a diminuição da prática deexercícios físicos contribuem para o estilo de vida sedentário e diminuição do gasto energético (JOSUÉ e ROCHA, 2002).

Dessa forma, a educação física tem o papel de ajudar na pratica regular de atividade física, que é um habito saudável no controle e tratamento da obesidade em crianças e adolescentes (BRACCO et al. 2002).

A obesidade pode se desenvolver por inúmeros fatores, ecom isso a atuação de profissionais da saúde como professores de educação física tem um importante papel no seu combate, onde cada vez mais crianças e adolescentes estão sendo atingidos. Nos últimos anos medidas governamentais e educacionais são fundamentais para intervenção, melhorando as gerações futuras nas escolas trazendo esses estilos e medidas para proporcionar um estilo de vida melhorpara as crianças e adolescentes (FERRAZ et al. 2003).

Segundo Farias et al. (2009), a realização da atividade física, não para redução da gordura corporal mas sim voltada para a promoção da saúde e realizada durante ás atividades escolares, previne o aumento da adiposidade corporal.

Através deste estudo explicaremos como a Educação Física pode contribuir.



1.1 ProblemaQual é o papel da educação física no combate a obesidade infantil?



1.2 Objetivos

Pesquisar sobre a obesidade como problema de saúde pública mundial e sua relação com os fatores endógenos e exógenos ligados ao aumento excessivo do peso em crianças.

Discutir o papel da educação física no combate e controle da obesidade infantil.



1.3 Justificativa

Podemos afirmarque a obesidade infantil alcança índices preocupantes na população brasileira, trazendo problemas à saúde e impacto na vida das crianças, trazendo consequências física e social. (LUIS et al, 2005).

A obesidade vem aumentando cada vez mais na sociedade, com o decorrer do tempo por diversos fatores, como ir a todo lugar de carro deixando de caminhar, as crianças não brincam mais nas ruasou no parque, passam muito tempo na frente de um computador ou no videogame ingerindo alimentos de baixo valor nutricional, tendo assim acúmulo de gordura e um hábito sedentário.

Através deste trabalho de conclusão de curso, mostraremos o papel importante da educação física na prevenção contra essa doença, visando passar informações para a sociedade e um melhoramento do atual quadro...
tracking img