Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Cidadania






Com o desenrolar da história da humanidade, tornou-se muito comum confundir-se o conceito de cidadania com as virtudes dos direitos humanos. A cidadania não é umtermo que tem definição estática e se desenvolve com o passar do tempo. Tem referência com tudo aquilo que a humanidade conseguiu ao longo dos séculos. A cidadania é a expressão máxima de tudo aquiloque se refere a direitos; direito a viver, direito a ser livre, direito a possuir, direito a ser igual, etc., resumindo isto em direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.

Porém, deve-sedizer que a cidadania não é somente usufruir destes direitos, a cidadania implica também em direitos. Com a cidadania o cidadão teve ser consciente de que existe uma série de responsabilidades quandose forma parte de um organismo tão complexo como pode ser uma comunidade. Na cidadania os sujeitos devem, para chegar a um objetivo final, compreender que esse termo deve mostrar duas caras da mesmamoeda, ou seja, a obtenção de direitos e a obrigação dos deveres.

O termo provém do latim “civitas” que tem como significado “cidade”. Cidadania estabelece uma série de normas que devem serseguidas pelos indivíduos de uma comunidade; um país, um Estado, etc., e que devem atender de boa fé as leis estabelecidas. A cidadania, mesmo sendo vista pelo lado de percepções antigas, possui seu própriocaráter.

Na Grécia antiga, na época de Platão e Aristóteles, todos aqueles que estivessem em condições de dar a conhecer suas opiniões sobre qual caminho devia seguir a sociedade, eramconsiderados cidadãos. Com esta primícia os comerciantes, os escravos e as mulheres, estavam excluídos e não podiam opinar sobre o destino do Estado e não eram considerados cidadãos. Neste grupo de excluídostambém se encontravam os estrangeiros.

Como expressão de cidadania plena, temos o exemplo do voto. O cidadão, com seu voto, está exercendo a cidadania, ou seja, o voto expressa o discernimento,...
tracking img