Finep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), criada em 24 de julho 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965, é uma empresapública associada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e que tem como intuito,promover o desenvolvimento econômico e social .

O grupo também mostrou que a empresa apresenta uma estruturabásica dividida em Conselho de Administração; Conselho Consultivo; Diretoria Executiva e Conselho Fiscal que apresentam funções que vão desde a orientação geral da ação e das atividades da FINEP,elaborar estudos sobre perspectivas no cenário técnico internacional e nacional nas áreas de interesse da FINEP até sugerir formas e fontes de captação de recursos destinados à concretizaçãodos objetivos da instituição.

Foi exposto também que a FINEP opera seus programas por meio de apoio financeiro reembolsável, não reembolsável e de investimento, onde seus programas abrangemtrês linhas de ação: Apoio à inovação em empresas; apoio às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e apoio à Cooperação Empresas e ICTs.

Além disso, existem também os FundosSetoriais (16 fundos,com um comitê para cada fundo),que foram criados a partir de 1999 e são instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Os FundosSetoriais foram criados com o intuito de serem fontes auxiliares de recursos para financiar o desenvolvimento de setores estratégicos para o País.

Um dos principais objetivos dos Fundos égarantir a fixação de recursos para a área e criar um atual modelo de gestão, com a colaboração de vários segmentos sociais, além disso promover maior interação entre as universidades e centros depesquisa .

Os recursos dos Fundos Setoriais, geralmente são aplicados em projetos escolhidos por meio de chamadas públicas, cujos editais são publicados nos portais da FINEP e do CNPq.
tracking img