Planejamento e controle de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 7º SEMESTRE







Planejamento e controle de Materiais de demanda




GUARULHOS
1ºSEMESTRE/2011


Planejamento e controle de Materiais de demanda




Trabalho de Estágio do Curso de Engenharia da Produção – 7º Semestre da Universidade Guarulhos, avaliado no 1ºsemestre de 2011, como requisito para a aprovação nas disciplinas: “Estágio Supervisionado II” e “Estágio Externo Obrigatório II”.



Orientador: Profº. Wander Nassif




GUARULHOS
1ºSEMESTRE/2011
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1.0 - Proposta de Desenvolvimento.
O presente estudo tem por objetivo apresentaras atividades desenvolvidas e as melhorias aplicadas em uma operação de abastecimento inbound de matéria-prima na área de planejamento e controle de materiais de demanda dependente de uma empresa do ramo Logístico e Sistemas de Armazenagem (Tegma), sendo uma indústria química (Unilever) a contratante.

1.1 - Logística no sistema de produção em massa e enxuta

No processo convencional detransporte, alinhado à produção em massa, a
economia de escala gerada com o transporte em grandes lotes é o combustível que
fomenta o falso ganho e consequentemente a produção empurrada, motivo de satisfação
dos operadores logísticos e proprietários de armazéns. A visão ou a pouca visão na busca de uma eficiência isolada, medida pelo custo do frete, estará criando a ilusão de um falso ganho porquilômetro transportado. Senão, vejamos, é verdade ou mentira a queixa dos responsáveis pelo recebimento e expedição quanto ao mau aproveitamento pleno da capacidade de recebimento e expedição? A verdade é que as suas noventa e nove docas de expedição às 17h00 estão totalmente tomadas de carretas para Outbound e Inbound, porém às 7h00 as docas estão desertas ou quase desertas, pois as “semprebem-vindas pombas urbanas” estão ao deleite de seu desjejum matinal, deliciando-se dos grãos de milho derramados no dia anterior pelos caminhões dos fornecedores de matéria.
Mas, voltando ao tempo, mais precisamente às cercanias externas de expedição às
7h00 da manhã, em contraste às 17h00 na doca, observo um mar de caminhões ocupando todas as ruas do bairro (!). E o pior. Observa-se um “buzinaço”ensurdecedor da vizinhança querendo sair de suas respectivas garagens para levar as crianças à escola no dia da prova global. A placa de “proibido estacionar” está sendo obedecida sim, mas
somente pelo cavalo mecânico, pois a carreta e os bitrens ocupam quase que
completamente a quadra.

1.2 - A importância do Planejamento de Materiais

A mudança de paradigma por parte das empresas no assuntoatendimento ao cliente tem feito com que as mesmas busquem melhor se adequarem para suprir a necessidade dos clientes, novos mercados e a manutenção dos já existentes. As empresas necessitam cada vez mais de processos de distribuição rápidos e eficazes. Para isso, os materiais devem estar à disposição da fábrica na quantidade e no tempo necessário, evitando ao máximo a interrupção da produção (MARTINSe LAUGENI, 2005).
Planejar os materiais comprados tem o objetivo de fazer com que os mesmos não cheguem nem antes e nem depois e nas quantidades desejadas ao atendimento. A gestão da aquisição de materiais assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos envolvidos, principalmente financeiros (MARTINS e ALT, 2004).
Segundo Viana (2002, p.40),administrar com eficiência e exatidão o movimento de entradas e saídas dos materiais em uma empresa não é tarefa simples.
A questão a ser respondida no presente trabalho é como aprimorar a atividade de programação e controle de materiais da empresa estudada de tal forma que esta contribua para o seu crescimento.

2.0 - A atividade de PCM da empresa

A atividade planejamento e controle de materiais...
tracking img