Relatorio sobre abordagens umanisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA- ST
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: SEBASTIAO VITALINO
ATPS – ÊNFASE NA ESTRUTURA E ÊNFASE NAS PESSOAS

RELATORIO SOBRE AS RAZÕES DO SURGIMENTO DAS ABORDAGENS HUMANÍSTICAS, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇAO

ALUNOS:
CARLONILSON BENVINO RA 1001781487
ELAINE BARBOSA DE OLIVEIRA RA 1053015761
FERNANDA GOMESDA SILVA RA 1099149845
WEMERSON MENDONÇA RA 1001766672

Brasília, 22 de setembro de 2010

Na década de 30, surgiu a Abordagem Humanística da Administração, como conseqüência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton George Mayo e colaboradores. Nasceu como um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração (CHIAVENATO, 2000, pág. 107).A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nos grupos sociais e nas pessoas. O homo economicus cede lugar ao homem social (CHIAVENATO, 2000, p. 126).
A abordagem Humanística da Administração percebeu o trabalhador como um ser social e estudou as variáveis que afetam direta ou indiretamente a produtividade e o comportamento do mesmo: motivação (necessidades humanasbásicas, ciclo motivacional, frustração e compensação, moral e clima organizacional), liderança, comunicação (redes de comunicação), organização informal e dinâmica de grupo.
As conclusões da experiência de Hawthorne revelaram que as condições ambientais não são os únicos responsáveis pelo desempenho e a satisfação dos trabalhadores. A padronização, a repetição de movimentos não é adequadapara o indivíduo, que são diferentes entre si. O incentivo material não é suficiente para o trabalhador, este precisa ser motivado com apoio, elogio e consideração.
A Abordagem Estruturalista é composta pela Teoria da Burocracia, desenvolvida pelo sociólogo alemão Max Weber na década de 40, com ênfase na estrutura, e pela Teoria Estruturalista, na década de 50, com ênfase na estrutura, naspessoas e no ambiente.
O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e contra os julgamentos tendenciosos e parcialistas, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial. Basicamente, a burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da Revolução Industrial com a finalidade deorganizar racional e detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com a maior eficiência possível. (CHIAVENATO, 2000, p. 299).
Com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa ganhou uma nova dimensão através da abordagem estruturalista: além do enfoque intra-organizacional, surgiu o enfoque interorganizacional. A partir daí, aAbordagem Estruturalista se impõe definitivamente sobre a abordagem Clássica e a Abordagem das Relações Humanas. Embora predomine a ênfase na estrutura, a visão teórica ganha novas dimensões e novas variáveis.
Com a Abordagem Estruturalista da administração, as organizações começam a perceber que estão inseridas no meio-ambiente e que existem fatores externos que afetam seu desempenho. Tanto aorganização formal quanto a informal devem ser consideradas na gestão das pessoas, bem como as recompensas e sanções materiais e sociais devem ser consideradas no comportamento das pessoas. Temos um novo conceito de homem: homem organizacional, que desempenha papéis simultâneos em diversas organizações diferentes.
A Teoria Neoclássica (Escola Operacional ou do Processo Administrativo)surgiu da necessidade de utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos do pioneirismo e condensando-os com outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mais recentes.
A Teoria Neoclássica é identificada por algumas características marcantes: ênfase na prática da Administração, reafirmação...
tracking img