Planejamento e controle de capacidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE
INTRODUÇÃO

Prover a capacitação de satisfazer a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da administração de produção. Um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto o equilíbrio "errado" pode ser potencialmente desastroso. Embora planejar e controlar a capacidade seja umadas principais responsabilidades dos gerentes de produção, também deveria envolver outros gerentes funcionais. Há razões para isso. A primeira é que as decisões de capacidade têm um impacto em toda a empresa. A segunda é que todas as outras funções fornecem entradas (inputs) vitais para o processo de planejamento. A terceira é que cada função do negócio normalmente deverá planejar e controlar acapacidade de suas próprias "microoperações" para atender à função produção principal.
O que chamamos aqui de planejamento e controle de capacidade às vezes também chamado de planejamento e controle agregados. A razão disto é que no "mais alto nível" do processo de planejamento e controle, os cálculos de demanda e capacidade normalmente são realizados de for ma agregada, que não discriminaentre os diferentes produtos e serviços que uma operação produtiva pode fazer. A essência da tarefa é conciliar, no nível geral e agregado, a existência de capacidade com o nível de demanda que deve ser satisfeita (veja Figura 11.1).
[pic]
Que é capacidade?
O uso mais comum do termo capacidade é no sentido estático, físico do volume fixo de um recipiente ou do espaço em umedifício. Este significado da palavra às vezes também é usado por gerentes de produção. Por exemplo, um fabricante de produtos farmacêuticos pode investir em novos reatores de capacidade de 1.000 litros, uma empresa de investimentos em propriedades compra um estacionamento com capacidade para 500 carros no centro da cidade e um cinema múltiplo (multiplex) é construído com dez telas e uma capacidadetotal de 2.500 lugares. Enquanto estas medidas de capacidade descrevem a escala dessas operações, elas não refletem suas capacidades de processamento. Para fazer isso devemos incorporar a dimensão tempo adequada para o uso dos ativos. Desta forma, o gerente de produção da empresa farmacêutica tratará do nível de produção que pode ser conseguido usando os reatores de 1.000 litros. Se a cada hora podeser produzida uma batelada de produtos-padrão, a capacidade de processamento planejada pode ser equivalente a 24.000 litros por dia. Logo, a definição da capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
Restrições de capacidade
Muitas organizações operam abaixode sua capacidade máxima de processamento, seja porque a demanda é insuficiente para "preencher" completamente sua capacidade, seja por uma política deliberada, de forma que a operação possa responder rapidamente a cada novo pedido. Com freqüência, entretanto, as organizações encontram-se com algumas partes de sua operação funcionando abaixo de sua capacidade, enquanto outras partes estão em suacapacidade "máxima". São as partes que estão trabalhando na sua capacidade "máxima" que são as restrições de capacidade de toda a operação.
Planejamento e controle de capacidade
Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Isto normalmente significa decidir como a operação devereagir a flutuações na demanda. Apresentamos este assunto no Capítulo 6, onde examinamos as mudanças de longo prazo na demanda e as estratégias alternativas de capacidade para lidar com essas mudanças. Essas estratégias diziam respeito a introduzir (ou eliminar) incrementos grandes de capacidade física. Chamamos esta tarefa de estratégia de capacidade de longo prazo. Neste capítulo tratamos de um...
tracking img