Pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia do Oprimido
A pedagogia do oprimido surgiu quando Paulo Freire ficou exilado durante cinco anos.
Para Paulo Freire vivemos numa sociedade onde hádivisões entre classes sociais.
Surge então dois tipos de pedagogia : a pedagogia dos opressoresonde a educação existe como uma pratica de dominação , e a pedagogia dosoprimido que exista para que surja a pratica da liberdade .
Mas para que surja essa liberdade os próprios oprimidos devem ter consciência da opressão e decidamudar essa realidade onde se adquira o direito de cada ser humano.
Porem essa luta entre opressores e oprimidos see dá pela violência que os oprimidos sofrem e sentem.porem não percebem e nem se reconhecem como também opressores retribuindo a violência.
Na educação pó exemplo quando o professor se acha o sábio desfazendo deseus alunos esta agindo como opressor e os alunos tratados como vasos vazios a serem cheios do conhecimento do professor é destinsdos como oprimidos.
Existe apedagogia do oprimido onde relata a luta pela liberdade de expressão onde um transmite seu conhecimento e o outro acolhe e repassa sua opinião havendo compartilhamentode experiências .
Umas das características do oprimido é a questão da auto –desvalia onde o oprimido de tanto ouvir que são incapazes acabam que acreditando nessatese se desvalorizando
Existe Também a teoria dialógica onde a população é conduzida ao dialogo favorecendo a liberdade de expressão . daí com a libertaçãoangiológica existe a possibilidade para superar a dominação .

“Os educadores devem assumir uma postura passando a conscientizar as pessoas da ideologia dos opressora
tracking img