Pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fórum Pedagogia do oprimido
.
Temos uma experiência histórica de hierarquização e dominações, de opressores e oprimidos. A relação entre opressor / oprimido baseada na não liberdade, medo, fazcom que o opressor se sinta superior, tenha poder.
Paulo Freire escreve em um tempo em que o aluno é considerado depósito, receptor de conteúdo (Educação bancária). Na escola temos a visãodo aluno oprimido, o professor detentor do poder, com posturas ligadas a antigos costumes.
A pedagogia do oprimido quer a crítica, a reflexão do sujeito, quer o posicionamento, a opinião própria doindivíduo. Para Freire a educação não é mera repetição, mas aprender a escrever a própria vida, ser o autor, o construtor de sua história, com responsabilidade e consciência. O opressor quer suasidéias priorizadas, todas devem ir ao encontro do desejo dele, são egoístas. Os homens devem ter a postura de liberdade das amarras que lhe são impostas pela sociedade e muitas vezes não o deixam seexpressar, fazem-no perder a segurança, oprimem. Essa postura libertadora o torna capacitado a enfrentar as mais diversas situações durante a vida. Segundo Freire ”O importante por isto mesmo é que a lutados oprimidos se faça para superar a contradição em que se acham” (pág 24).

Concordo com seu comentário. Acho que a hierarquização faz com que o oprimido não tenha confiança, se ache inferior. Aspessoas não estão acostumadas a contestar, e sim a obedecer quem é o “detentor do poder”. Não há grandes interesses em se formar cidadãos que pensem, em promover o desenvolvimento do potencial individualpor diferentes formas de educação.É preciso princípios éticos e políticos para satisfazer as necessidades de aprendizagem.
Ainda
“A teoria dialógica da ação nega o autoritarismo como nega alicenciosidade. E, ao fazê-lo,afirma a autoridade e a liberdade”.(P.103)
Segundo Paulo Freire ”O importante do ponto de vista de uma educação libertadora, e não bancária, é que qualquer um dos casos o...
tracking img