Payback simples e descontado; valor presente líquido; taxa interna de retorno ; taxa interna de retorno modificada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Payback Simples

De acordo com o artigo “Taxa interna de retorno modificada” pesquisado por Antonio Carlos De Souza Sampaio Filho em 2008 o indicador do período de retorno simples de um projeto (Ex: Abertura de uma padaria) é a forma de mensuração da velocidade com que as entradas de caixas retornam o investimento inicialmente feito na implantação de um projeto. Em termos práticos, trata-se dotempo em que o capital investido no projeto irá demorar para retornar ao bolso do investidor. O período de retorno simples de um projeto também e conhecido por payback simpes, play back tradicional ou simplesmente payback.

Segundo Brealey et AL. (2002, PT. 179), “O período de retorno do investimento de um projeto é o período de tempo antes de você recuperar seu investimento inicial”Segundo Brigham (2001, p. 426), Na concepção dos grandes investidores existe uma regra básica, quanto maior o tempo de retorno de capital investido maior o risco de perda, ao contrario quanto menor for o tempo de retorno, menor será a risco da empresa. Apesar de suas restrições o indicador de retorno de capital e usado normalmente quando o risco de um investimento e muito alto e os investidores teminteresse em recuperar rapidamente o capital.

Para Damondaran (2004, p.256), projetos com os investimento retornado rápido são considerados os mais relevantes, os mais atraentes, concluindo que todas as entradas de caixas alem do período de retorno são consideradas como lucro.

Caso as empresas tenham determinado um prazo máximo para reposição do capital investido, o período do retorno doinvestimento pode ser o primeiro indicador dos riscos do negocio, sendo que a aceitação do investimento estará condicionada ao período do retorno do investimento ser menor ou igual ao prazo estabelecido.

Na sua essência, o período de retorno simples do investimento e uma medida de liquidez do projeto, e não da sua rentabilidade. Ele pode ser aplicado, sem restrições, a projetos convencionais queapresentem fluxos de caixa com as seguintes características.





FC0 < 0 e FCj ≥ 0, j = 1, 2, ..., n




onde FC0 e FCj são os fluxos de caixa líquidos nos períodos 0 e j, respectivamente.

período de retorno simples de um projeto (PRS), que não leva em consideração a dimensão tempo, é obtido de acordo com a equação:


Onde:
FCj = fluxo de caixa líquido no período j


k =período considerado 0, 1, 2, ...n



A formula apesar de sua aparência complexa e aplica com procedimentos bem simples. O primeiro, quando os fluxos de caixa decorrentes do investimento apresentam um valor uniforme durante toda o período do projeto. Nesse caso, basta dividir o investimento inicial pelo valor do fluxo de caixam conforme e mostrado na equação abaixo:



Payback=Investimento/ Valor do Fluxo de Caixa


O critério para tomada de decisão na aplicação no Payback simples tem como fundamento na vida util do projeto. Um projeto e aprovado quanto o seu período de retorno do investimento e menor ao seu tempo estimado de vida útil.


Usualmente os empresários colocam um prazo para o retorno do capital do projeto iniciado, issoindependente da vida util do mesmo, tendo como parâmetro de comparação o tempo maximo do retorno de capital admitido pelas empresas em substituição ao tempo de vida do projeto.

Sendo assim, tendo como base essa analise a foram recomendada para aceitar ou um projeto ou não tem que ser com retornos de investimento iguais ou menores ao tempo maximo aceitado pelos investidores (empresários),claramente que quanto mais inferior for o período de retorno de investimento, melhor a viabilidade financeira econômica do projeto em questão, para essa expresão temos a seguinte equação “PRS ≤ tmax Aceitar o projeto; PRS > tmax Rejeitar o projeto”






Payback Descontado

A variante avaliada pelas empresas como retorno descontado, também conhecida como Payback econômico,...
tracking img