Internet hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamos vivendo o processo mundializado de comunicação baseada em uma rede digital de dados extremamente descentralizada – a internet. O conjunto das atividades que ocorrem na rede ou em decorrência desta mostram novas formas de atividade econômica e de interações sociais, culturais e políticas.
Os saltos de modernização são realizados em função das elites – beneficiárias diretas efrequentemente únicas do desenvolvimento. A disseminação dos recursos tecnológicos e das técnicas derivadas da informática é hoje em dia um dos principais aspectos do processo de transformação da sociedade.
A medida que a sociedade automatizada se consolida, seus efeitos sobre diferentes áreas tornam-se mais visíveis. Nas áreas sociais, as ameaças sobre três series de valores – identidade humana, direito decada um, e vida privada – são sem duvida as mais polêmicas, as que mais publicidade tem recebido e que produziram maiores consequências legais, sobretudo nos países ditos centrais.
O Brasil está entre os países em desenvolvimento desfavorecidos por uma situação de dependência tecnológica, na medida em que se industrializaram pelo processo de substituição de importações e dentro do sistema dadivisão internacional do trabalho.
Os prejuízos causados ao país pela importação de tecnologia são grandes. Assim também a falta de um planejamento mais cuidadoso, voltado para os brasileiros, coloca nosso país em posição delicada face aos efeitos societais da informática.
Os valores culturais regionais e a própria composição sócio-cultural das comunidades têm sido profundamente atingidos emodificados. Sobre a parte de tais mudanças que cabe à televisão, já se mencionou um exemplo. É possível arrolar-se outros. Assim, a festa tradicional de São Gonçalo, que atrai anualmente a Cuiabá milhares de pessoas, também foi alterada para que o evento não atrapalhasse a audiência dos telejornais e telenovelas.
Destacam-se, ainda, quanto à televisão os efeitos de passividade e indução que sua difusãoprovoca, principalmente sobre as crianças. Importa lembrar, novamente, o seu poder de destruição sobre frágeis tecidos sociais, como os relacionamentos interpessoais, as festas e as tradições populares que constituem a trama cultural de comunidades inteiras.
O advento da informática provocou um remanejamento no equilíbrio de poder mundial. Às nações ricas interessa, hoje, promover aindustrialização dos países em desenvolvimento com tecnologia importada, de modo a viabilizar seu avanço como sociedades pós-industriais, criando e exportando para o resto do mundo a "inteligência" e o conhecimento para a produção. A indústria brasileira ainda não se robotizou completamente, porém o Brasil importa máquinas-ferramentas destinadas á indústria, sobretudo a automobilística. Tais máquinas, geralmenteoperadas por computador, como é o caso das grandes prensas industriais, são um fator de desemprego imediato de mão-de-obra especializada.
Por outro lado, o exame da questão da autonomia tecnológica indica que, subjacente aos argumentos da racionalidade, existe um modelo civilizatório que vai sendo transferido paulatinamente dos países centrais para os periféricos, independentemente dasnecessidades de cada um. A importação de tecnologia viabiliza, ainda, a introdução e difusão de modelos culturais estrangeiros. Categorias como o raciocínio lógico e a linguagem uniformizada, inerentes ao computador, apresentam inconvenientes quando disseminadas sem planejamento — por exemplo, para a educação. Ainda porque os aparelhos tecnológicos têm uma via de penetração imediata e benevolente nascrianças que interagem com os computadores com facilidade: nas Feiras de Informática, montadas anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, o contingente de crianças e adolescentes que visitam osstands, atraídos pelos numerosos jogos, programas escolares informatizados e "xerox" coloridos, é mais do que expressivo. Os jogos eletrônicos, denominados comumente de "videojogos" e "fliperamas", são um...
tracking img