Os sete saberes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

1-As cegueiras do conhecimento
Para ensinar as bases de uma educação dofuturo,Morim parte do princípio que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão,e mais: não haveria conhecimento que não esteja, de certa forma, ameaçado pelo erro e pela ilusão.Isto pela razãode ser -o conhecimento- intermediado pela palavra que requer tradução, reconstrução e interpretação de sentidos.

Segundo o autor, nosso mundo psíquico (sonhos,idéias desejos,medos) está infiltradoem nossa visão de mundo exterior. Lembra ainda que a própria memória (seletiva) pode ser fonte de muitos erros . Desta forma,teorias fechadas em busca de uma única verdade absoluta não poderiam verseus próprios erros.Estes seriam os erros da razão que confundiria a racionalidade(aberta,negocia com a irracionalidade) e a racionalização (nega-se à contestação de argumentos).

No mundo ocidental,osindivíduos conhecem,pensam e agem por meio de pares opositivos como claro/ escuro, bom / mau, corpo / alma (ao contrário de culturas que encaram estes pares como complementares, por exemplo, arepresentação oriental do yin/yang).
Culturas diversas elegem suas crenças e convicções valendo-se de paradigmas determinantes de estereótipos cognitivos que seriam o seu imprinting cultural e a suanormalização (normas,proibições,bloqueios) . De tão fortes ,estas idéias acabam nos possuindo, ao invés de serem dirigidas por nós, sujeitos humanos.O autor sugere que, na busca da verdade,deixemo-nospossuir por idéias de crítica, autocrítica, abertura e complexidade.

2-Os princípios do conhecimento pertinente
Como organizar e articular tantas informações ? Como entender o contexto e ocomplexo(global) na Era Planetária neste novo milênio? Morin propõe -nos uma reforma do pensamento, na qual devemos tornar evidentes tanto os contextos particulares quanto o global e complexo: “ É preciso...
tracking img