Os sete saberes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – AGES

CURSO DE

PROFESSOR:

ALUNO (A):

DATA:

FICHAMENTO CAPÍTULO I

Referência:

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

Resumo Geral: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão

Morin adverte que todo conhecimento está sujeito a erro e ilusão, pois, oproblema está no como ele é passado, entretanto, o conhecimento é um intermediário da palavra que requer tradução, reconstrução e interpretação dos sentidos. O conhecimento nunca é o espelho ou reflexo da realidade, sempre é uma tradução seguida de uma reconstrução, ai onde está o problema da ilusão. O autor adverte que a educação ensina muitas coisas, como enfermidades, dificuldades, tendências aoerro e a ilusão, mas não se preocupa e ensinar o que é conhecer.

Citação

O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão (p, 19).

Critica

A maneira de ensinar é um grande problema, passar o conhecimento é bastante complexo, e o que mais se ver e a implantação de ideias sem interpreta-las, depósito de informações e não dequestionamentos, o ser humano precisar saber questionar não só ficar informado.

FICHAMENTO CAPÍTULO II

Resumo Geral: Os princípios do conhecimento pertinente

Neste capítulo Morin falar que precisamos conhecer o todo para estudar as partes, ou seja, ele fala que as disciplinas divididas têm suas funções na educação, mas precisamos também conhecer o todo, precisamos conhecer o mundo para depoisadequá-los aos conhecimentos locais. O autor fala que é preciso ver o conjunto para estudar as partes, geralmente o que as ligam está invisível, então, é preciso buscar uma forma de enxergar para adequação de todo conhecimento.

Citação

Para que o conhecimento se torne pertinente, a educação deverá torná-los evidentes (p, 36).

Critica

Preocupamo-nos em estudar diversas áreas, mas, não temosnoção do que é realmente o todo, do que seja o conhecimento global, ou o que é o contexto, o global, o multidimensional, o complexo, às vezes tanta divisão não explica o conhecimento geral, criamos então paradoxos em nossa educação.

FICHAMENTO CAPÍTULO III

Resumo Geral: Ensinar a condição humana

Neste capítulo o autor destaca o ser humano complexo e antagônico, buscando a identidadehumana, o que para o autor é indecifrável, pois, temos conhecimentos diversos, mas, não sabemos o que realmente é o humano e o que é ser humano. Ele destaca toda essa complexidade e afirma que a educação não é capaz de ensinar isso, e ressalta que é preciso ter uma visão capaz de visar o conjunto, para estudá-lo e decifra-lo.

Citação

Conhecer o ser humano é, antes de mais nada, situá-lo nouniverso, e não separá-lo dele (p, 47).

Critica

É preciso ensinar o todo não às partes, é preciso compreender e pensar o que é ser, o que é humano, talvez isso nos ajudasse a pesar melhor sobre o que é a paz social, pois, somos seres perdidos no tempo e não sabemos o que é ser realmente humano.

FICHAMENTO CAPÍTULO IV

Resumo Geral: Ensinar a identidade terrena

Morin neste capítulo fala decidadania, mas, não uma simples cidadania, fala de “cidadania terrestre”, ele tenta abordar um tipo de conscientização humana, em que as pessoas se respeitariam sendo elas de qualquer parte do mundo, excluindo as guerras, descriminalização e separação de povos, Morin prega uma unificação mundial pregado na cidadania. Torando a terra apenas uma pátria, surgindo então à ciência de “saber viverjunto”, ou seja, á “simbiosofia”.

Citação

Apenas o sábio mantém o todo constantemente na mente, jamais esquece o mundo, pensa e age em relação ao cosmo (p, 63).

Critica

É notável que se tivéssemos uma conscientização mundial facilmente a paz seria alcançada, a ideia de Morin é de grande feito, o mundo precisa ser unificado e precisamos implantar a cidadania mundial, só assim conviveremos...
tracking img