Linha de finciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia BRASKEM


A Braskem originou-se da Companhia Petroquímica do Nordeste Ltda. - Copene, empresa fundada em 1972, que passou posteriormente (1974) a se chamar Copene Petroquímica do Nordeste S.A.
Em 1979 a Organização Odebrecht, tradicionalmente ligada à construção civil, entrou no ramo petroquímico ao comprar um terço da Companhia Petroquímica de Camaçari (CPC), como parceira daPetrobras Química e da Mitsubishi Chemical.
Ao final do ano 2000 a participação do Banco Econômico na Conepar S.A., holding da Norquisa, controladora da Copene, foi levada a leilão, assim como a dos grupos Odebrecht e Mariani. Esse leilão e o segundo realizado em 2001 não obtiveram êxito, devido ao valor cobrado. Em 2001, a Norquisa, controladora da Copene, responsável por 40% da produção de matériaprima para a indústria petroquímica, foi adquirida pelo Consórcio Odebrecht-Mariani. Como resultado dessa transação, o consórcio obteve o controle da Polialden (que fabrica polietileno de alta densidade).
Em 2002, a Copene passou a chamar-se Braskem S.A., quando os grupos Odebrecht e Mariani integraram seus ativos no ramo petroquímico à Copene. A Braskem, a primeira petroquímica integrada doBrasil, combina operações da primeira e da segunda geração da cadeia produtiva do plástico.
Em 2005 a Braskem e a Petrobras Química S.A. – Petroquisa constituíram a Petroquímica Paulínia S.A., joint venture que responsável pela operação de uma unidade industrial de polipropileno que seria implementada em Paulinía, no interior de São Paulo.
Em 2006 a Companhia renovou a adesão ao Índice deSustentabilidade Empresarial da Bovespa, do qual participa desde sua criação, em 2005. Suas ações também são negociadas, através de ADRs, na Bolsa de Nova York (NYSE), e na Latibex, seção de empresas latino-americanas da Bolsa de Madri, na Espanha.
A Braskem foi a única empresa industrial brasileira e uma das três empresas no Brasil a obter, um ano antes do prazo previsto, a certificação daSarbanes-Oxley (SOx), lei que regula a atuação de empresas de capital aberto nos Estados Unidos. O Conselho de Administração e o Conselho Fiscal tiveram os poderes ampliados, em conformidade com a Lei SOx. Para apoiar o Conselho e também a área de Auditoria Interna, foi criado um Comitê de Ética, ao qual cabe receber e avaliar, em caráter confidencial, relatos de condutas de integrantes que não estejamalinhados ao Código de Conduta da Companhia. Um canal de comunicação chamado Linha Ética foi estabelecido para este fim.
O Conselho de Administração da Braskem, com 11 membros, é um órgão deliberativo responsável, entre outros assuntos, pela fixação das políticas e diretrizes para os negócios da Companhia, subsidiárias e controladas. É também responsável pelafiscalização da diretoria e pelo monitoramento da implementação das políticas e diretrizes periodicamente fixadas pelo próprio Conselho de Administração. Seus integrantes são eleitos em assembléia geral para mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição.
Em 2006, dobrou a representatividade de conselheiros independentes no Conselho de Administração da Braskem. Este foi um passo importante naevolução da governança corporativa da Companhia, cujo foco é aperfeiçoar permanentemente os processos de tomada de decisão e de controle, com base em políticas internas que assegurem a transparência e a ética na condução dos negócios. O Comitê Executivo é o órgão responsável pela administração executiva. O estatuto social estabelece que a diretoria seja composta de um diretor-presidente e três a novediretores adicionais, cada qual responsável por áreas de negócio a eles atribuídas pelo Conselho de Administração. Os diretores são os representantes legais da Companhia, responsáveis pela organização interna e pelas operações cotidianas, assim como pela implementação das políticas e diretrizes gerais
periodicamente fixadas pelo Conselho de Administração.
Em novembro de 2007 a Braskem anunciou...
tracking img