1

MEIOSE E AS LEIS DE MENDEL

Autores: Lyria Mori e Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira. Versão inicial: Carlos Ribeiro Vilela e Maria Augusta Q. Rodrigues Pereira Versão atual: Lyria Morie Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira Revisão: Eliana M. B. Dessen Ilustração: Gledsley Müller Editoração Final: Gledsley Müller

Ficha Técnica:
Tema Central: Meiose, formação de gametas ecorrelação com as leis de Mendel. Área de interesse: Biologia/ Genética Público Alvo: Ensino médio, cursos de graduação em Biologia e em áreas biológicas. Número de participantes: Até 40 alunos divididosem grupos de 4 – 5. Tempo de atividade: 20-30 minutos.
Projeto Micro&Gene
Universidade de São Paulo

Reitor: Adolpho José Melfi Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz Pró-Reitora de Graduação: SôniaTeresinha de Sousa Penin Apoio Financeiro: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo – Projeto ProMat.

2

RESUMO

Esta atividade é uma simulação da meiose com ênfase nos seusaspectos mais relevantes relacionados à hereditariedade. Ela pode ser usada como introdução ou como exercício para destacar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e dos genes natransmissão das características hereditárias, e para compreender a relação entre a meiose e as leis de Mendel. Destacar os eventos meióticos mais significantes relacionados à transmissão dascaracterísticas hereditárias, tais como: a) emparelhamento, b) separação dos cromossomos de origem materna e seus homólogos de origem paterna; c) separação independente dos cromossomos não homólogos; d)paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e a separação dos alelos do mesmo gene e de genes localizados em cromossomos diferentes.

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

A principal justificativadesta atividade é o fato de que somente cerca de 10% dos estudantes conseguem entender que a segregação dos alelos de um gene (1ª lei de Mendel) e a segregação independente dos alelos que determinam... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Mendelismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mendelismo/172090.html

MLA

"Mendelismo" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mendelismo/172090.html>.

MLA 7

"Mendelismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mendelismo/172090.html>.

CHICAGO

"Mendelismo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mendelismo/172090.html.