Sete saberes- pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro de Edgar Morin
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2000. 177p.

Edgar Morin começa seu tratado a a respeito do que ele acreditar ser os elementos necessários a educação do futuro (que começa hoje) apontando as falhas da educação atual: o ensino fragmentado em disciplinas, a arrogância dos paradigmas racionalistas que não levam emconta a afetividade do ser humano. Ele descreve os erros e as ilusões do conhecimento, como os erros mentais, intelectuais, racionais e a cegueira dos paradigmas. Uma surpresa maravilhosa é o conceito de noologia e sua descrição. Sua explicação a respeito da incerteza do conhecimento é desafiante.
Após abrir os nossos olhos para a natureza do conhecimento, o autor fala a respeito da pertinênciadele. Denuncia sua inadequação frente aos desafios do mundo.
“A esse problema universal confronta-se a educação do futuro, pois existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre, de um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro lado, as realidadees ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais eplanetários.”
O autor enumera e descreve as noções de contexto, global (a relação entre o todo e as partes), o multidimensional e o complexo, enumera os problemas essenciais (disjunção e especialização fechada, redução (restrição do complexo ao simples) e a falsa racionalidade.
A seguir o autor fala da condição humana (simultaneamente dentro e fora da natureza), do duplo princípio biofísico epsico-sócio-cultural. Segundo ele:
“O homem é portanto, um ser plenamente biológico, mas se não dispusesse plenamente da cultura, seria um primata do mais baixo nível”.
O autor enumera a explica três circuitos da natureza humana:
1. Circuito cérebro-mente-cultura
2. Circuito razão-afeto-pulsão
3. Circuito indivíduo-sociedade-espécie

O autor também fala a respeito da unidade e diversidade humanas emsuas esferas individual, social, cultural, as dualidades sábio louco, trabalhador lúdico empírico imaginário, econômico e consumista, prosaico e poético.

No capítulo 4 o autor expõe a mundialização, fala-nos do histórico deste processo que se iniciou no século XV e cita suas características no século XX.
O autor cita do legado do século XX (a herança da morte e os novos perigos (degradaçãoambiental, as novas e antigas doenças e as drogas), a morte da modernidade, bem como a nova esperança e a contribuição das contracorrentes).
Segundo o autor:
“Pode-se igualmente pensar que todas as aspirações que nutriram as grandes esperanças revolucionárias do século XX, mas que foram frustradas, poderão renascer na forma de nova busca de solidariedade e de responsabilidade
(...)
Precisamosdoravante aprendeu a ser, viver, dividir e comunicar como humanos do planeta Terra, não mais somente pertencer a uma cultura, mas também a ser terrenos”

O autor continua, dizendo que devemos inscrever em nós:
1. A consciência antropológica
2. A consciência ecológica
3. A consciência cívica terrena
4. A consciência espiritual da condição humana

No capítulo 5 o autor diz que ‘o século XXdescobriu a perda do futuro, ou seja, sua imprevisibilidade”(...) A tomada de consciência da incerteza histórica acontece hoje com a destruição do mito do progresso.” Para tanto, o autor descreve acontecimentos do século XX. Que interessante, descubro que este livro de Morin é contemporâneo do de Virilio, quando leio:
Quem, em janeiro de 1999, teria sonhado com os ataques sobre a Sérvia, em março de1999, e no momento em que estas linhas são escritas, pode medir suas conseqüências?

O autor afirma que a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento pois existem princípios de incerteza: ccérebro-mental, lógica, racional, psicológica.
Há a incerteza do real, do conhecimento, da ação, e a imprevisibilidade a longo prazo. Para enfrenta-las são necessários...
tracking img